Câmara de Campo Grande vota projetos sobre bebedouros em praças e voluntários da saúde
Sessão ordinária desta terça (9) também discute criação do Dia Municipal do Johrei e terá participação popular na Tribuna
PROJETO DE LEIA Câmara Municipal de Campo Grande discute nesta terça-feira (9) três projetos de lei que tratam de saúde, bem-estar e espaços públicos. Entre as propostas estão a instalação de bebedouros em praças e parques da cidade e a criação do programa Voluntários da Saúde.
O primeiro projeto em pauta é o PL 11.802/25, de autoria da vereadora Luiza Ribeiro. Ele prevê a instalação de bebedouros públicos em praças e parques de Campo Grande, com o objetivo de garantir acesso à água potável e incentivar a hidratação da população. A parlamentar justificou que iniciativas semelhantes já estão em vigor em outras cidades brasileiras e atendem a uma demanda antiga dos moradores.
Também em primeira discussão, será votado o PL 11.892/25, do vereador Dr. Victor Rocha. A proposta cria o programa “Voluntários da Saúde”, que pretende promover ações educativas, preventivas e de triagem básica em saúde física e mental. A iniciativa prevê a atuação de profissionais e estudantes voluntários em escolas, praças, unidades de saúde e centros comunitários.
Em segunda discussão, os parlamentares analisam o PL 11.698/25, de autoria do vereador Flávio Cabo Almi, que institui o Dia Municipal do Johrei, a ser celebrado em 15 de junho. O Johrei é descrito como uma prática espiritual de canalização de energia divina, voltada para a purificação do espírito e busca de harmonia.
Participação popular - Na Tribuna da Palavra Livre, Vicentina dos Santos Vasques Xavier falará sobre a Lei 6.061/2018, que criou o Programa Recomeçar. A iniciativa, de autoria do vereador Dr. Lívio, oferece tratamento psicossocial e reeducação para homens autores de violência doméstica. Ela apresentará um balanço das ações desenvolvidas pelo programa.