Programa Escola Segura é ampliado e leva ronda escolar a Dourados e Ponta Porã
Projeto da Sejusp-MS já mostra resultados positivos em Campo Grande e agora reforça a segurança em mais 37 escolas estaduais do interior
SEGURANÇAA partir desta terça-feira (9), o programa Escola Segura, Família Forte amplia sua atuação em Mato Grosso do Sul com a chegada da ronda escolar aos municípios de Dourados e Ponta Porã. A iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), que já atua em Campo Grande desde 2017, agora reforça a segurança de mais 37 escolas estaduais no interior do estado.
O objetivo do programa é garantir um ambiente mais seguro para estudantes, professores e famílias, por meio de ações de policiamento preventivo, aproximação com a comunidade escolar e ações educativas. A coordenação da Sejusp-MS destaca que a expansão atende a uma demanda antiga da população.
“Durante muitos anos, diretores, professores, alunos, pais e a comunidade em geral sofreram com a violência dentro e no entorno das escolas, o que gerou grande desgaste físico e emocional. A chegada do programa representa um marco para mudar essa realidade”, afirmou Valson Campos dos Anjos, coordenador do programa.
Segundo ele, os resultados já observados em Campo Grande comprovam a eficácia do modelo. “O programa foi premiado em convocatória internacional e apresentou impacto positivo em áreas como desempenho escolar e redução da evasão e da violência”, completou.
Antes da implantação nas novas cidades, a Sejusp-MS promoveu capacitação com as Coordenadorias Regionais de Educação, conselhos tutelares, diretores, diretores-adjuntos e comandantes das unidades policiais de Dourados e Ponta Porã, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED-MS).
Em Dourados, a coordenadora regional de Educação, Karina de Cássia Santos Garcia, destacou o impacto positivo da medida. “A ronda escolar é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de estudantes e profissionais. Além do policiamento, há ações educativas, palestras sobre segurança, redes sociais e respeito mútuo. Estamos muito felizes com essa conquista.”
Já em Ponta Porã, a coordenadora regional de Educação, Vera Cruz, comemorou o reforço. “A partir desta semana, recebemos um grande reforço na segurança das nossas escolas estaduais. Com o Escola Segura, Família Forte, a Ronda Escolar chega como uma importante parceria com a Sejusp e certamente trará ainda mais proteção para nossos alunos.”
O coronel PM Emerson de Almeida Vicente, responsável pelo programa em Campo Grande, acredita que a chegada do projeto ao interior vai fortalecer a segurança escolar em todo o estado. “Em Campo Grande, as equipes visitam diariamente as escolas estaduais e mantêm comunicação constante com a direção via aplicativo de mensagens. Isso fortalece o vínculo com a comunidade”, afirmou.
O programa é operado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) com base em dados de inteligência da Sejusp. O patrulhamento é feito em horários estratégicos, durante entrada e saída dos estudantes, além de ações permanentes para aproximar os policiais da rotina escolar e prevenir conflitos.
Além do reforço na segurança, o Escola Segura, Família Forte integra diversos outros projetos como o Proerd, Bom de Bola, Bom na Escola, Banda Mirim, Projeto Reação, Cematran, Projeto Florestinha, e Bombeiros do Amanhã. A proposta é oferecer uma rede integrada de prevenção e apoio para crianças e adolescentes em idade escolar.
O programa busca não apenas proteger, mas criar um novo modelo de relacionamento entre a escola e as forças de segurança, promovendo o respeito mútuo e o desenvolvimento de valores de cidadania.