São Paulo | 08 de setembro de 2025 - 21h45

Abel Braga critica atuação do Brasil e admite desconforto com Ancelotti no comando

Ex-técnico aponta vantagem de estrangeiro diante da imprensa e elogia potencial da nova geração

FUTEBOL
Abel Braga vê Brasil distante do hexa e critica estrangeiro no comando da seleção. - (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Abel Braga, ex-treinador de clubes como Flamengo, Fluminense e Internacional, comentou sobre a atual fase da seleção brasileira e o trabalho de Carlo Ancelotti em entrevista ao Globo Esporte. O técnico reconheceu a competência do italiano, mas admitiu sentir certo desconforto com a presença de um estrangeiro à frente da equipe.

“Me incomoda. Não estou falando da qualidade do cara, todo mundo que o conhece diz que ele é muito bom. Só que você abre o paletó e a pele não é verde e amarela”, afirmou Abel. Ele lembrou que os cinco títulos mundiais do Brasil foram conquistados por técnicos brasileiros e criticou a diferença de tratamento da imprensa.

O ex-treinador também criticou o desempenho do time no empate sem gols contra o Equador, no primeiro jogo das Eliminatórias sob comando de Ancelotti. “O primeiro jogo do Ancelotti foi feio, péssimo, time nervoso, atrás. Me surpreendeu no dia seguinte ver os comentários. Se fosse o Dorival ou o Diniz, seria porrada o tempo todo. A imprensa tratou diferente por ser estrangeiro”, comentou.

Apesar da classificação garantida para a Copa após a vitória sobre o Paraguai por 1 a 0, Abel se mostrou cético sobre o hexacampeonato em 2026, embora tenha elogiado jovens talentos como Endrick e Estêvão, que, segundo ele, podem brilhar em futuras competições.

Sobre Neymar, o ex-técnico disse: “Não chamaria o Neymar hoje, mas chamaria sempre. Ele preocupa demais o adversário.”