Aos 15 anos, Nauhany Silva vence Carolina Meligeni e brilha no SP Open
Promessa do tênis brasileiro avança no torneio WTA e pode saltar mais de 400 posições no ranking
ESPORTEA jovem tenista Nauhany Silva, de apenas 15 anos, protagonizou a principal surpresa do primeiro dia da chave principal do SP Open ao vencer de virada a experiente Carolina Meligeni, nesta segunda-feira (8), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A vitória, por 2 sets a 1, teve parciais de 6/7 (0/7), 6/2 e 6/0, e marcou a estreia da atleta em torneios de nível WTA.
Conhecida como Naná, a paulistana entrou no torneio por convite da organização e não decepcionou. A vitória no saibro da capital paulista deve garantir à adolescente um salto expressivo no ranking da WTA. Atualmente na 1206ª posição, ela deve subir cerca de 420 colocações e aparecer próxima do 786º lugar na próxima atualização — um feito notável para uma jogadora em sua primeira participação profissional desse porte.
"Desde pequenininha, eu jogo nestas quadras. Então, para mim, é muito especial estar passando pela primeira rodada de um WTA. Estou muito feliz", disse Naná, emocionada após a partida. "Eu não estava imaginando passar pela primeira rodada. Mas, no segundo set, consegui ser mais agressiva e passei a jogar melhor", completou.
A estreia aconteceu na quadra central do Parque Villa-Lobos, que recebeu bom público. O local tem um valor simbólico para a jovem atleta: foi ali que começou a treinar, ainda criança, ao lado do pai.
“Nós sempre vínhamos aos sábados e domingos aqui. A gente treinava nas quadras e aproveitava para tomar água de coco e andar de bicicleta no parque. Era muito divertido!”, relembrou Naná. “Aqui é um lugar onde tenho muitas memórias. Então, jogar aqui o meu primeiro WTA é muito especial.”
Na próxima fase, Nauhany terá um desafio ainda maior: enfrentará a argentina Solana Sierra, cabeça de chave número dois do torneio e atual número 82 do ranking mundial. A argentina avançou nesta segunda após vencer a holandesa Arianne Hartono por 7/6 (7/4) e 6/3.
O confronto pelas oitavas de final será um novo teste de fogo para a promissora brasileira, que vem se destacando desde 2023 no circuito juvenil e agora tem a chance de mostrar sua força entre as profissionais.