Hashioka prestigia 4ª Edição do Bicentenário da Bolívia na Praça do Rádio
Evento celebrou os 200 anos da Bolívia e reforçou projeto de reconhecimento a comunidades estrangeiras em MS
INTEGRAÇÃO CULTURALO deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) participou no último sábado (6) da 4ª edição do Bicentenário da Bolívia, evento que comemorou os 200 anos de independência do país vizinho e reuniu apresentações culturais, gastronomia típica e produtos tradicionais bolivianos. A celebração reforçou a importância da comunidade boliviana na diversidade sociocultural de Mato Grosso do Sul.
“É uma grande alegria prestigiar este evento que celebra a história, a cultura e a contribuição do povo boliviano para o nosso Estado, fortalecendo ainda mais os laços de amizade entre Brasil e Bolívia”, declarou Hashioka. O parlamentar também destacou a importância de manter vivas as tradições culturais e promover a integração entre os povos da região de fronteira.
Durante o evento, o deputado foi elogiado por lideranças da comunidade boliviana pelo apoio a iniciativas de valorização cultural. “Precisamos de um espaço para mostrar nossa cultura, dança e diversidade na gastronomia. E o deputado Roberto Hashioka está nos apoiando e colaborando com o nosso projeto”, afirmou Orlando Turpo, diretor do Centro Cultural Boliviano Tinkuna e organizador da celebração.
Comenda para Nações Amigas
A presença de Hashioka no evento também coincidiu com a recente apresentação do Projeto de Resolução 45/2025, de sua autoria, que propõe a criação da “Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul”. A proposta busca reconhecer o papel das comunidades estrangeiras na formação cultural e social do Estado.
A honraria será concedida anualmente a até três personalidades indicadas por entidades representativas das colônias japonesa, libanesa, portuguesa, boliviana, paraguaia, italiana e espanhola. A entrega da comenda ocorrerá na terceira semana de outubro, em alusão à Festa das Nações Amigas, instituída pela Lei Estadual 6.043/2023 no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Para Albino Romero, presidente da Associação Cultural das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul, a iniciativa do parlamentar representa um marco. “Graças ao deputado, todas essas colônias serão homenageadas com a medalha do Mérito Legislativo das Nações Amigas de MS. Esse grande sonho se tornará realidade”, destacou.
A proposta segue agora para tramitação na Assembleia Legislativa e, se aprovada, institucionalizará um novo instrumento de reconhecimento oficial à contribuição das comunidades estrangeiras que ajudam a moldar a identidade multicultural sul-mato-grossense.