Associated Press | 06 de setembro de 2025 - 16h10

Surpresa em Veneza: 'Father Mother Sister Brother' leva o Leão de Ouro

Drama de Jim Jarmusch sobre irmãos distantes conquista o prêmio principal; outros destaques incluem The Voice of Hind Rajab e The Smashing Machine

CINEMA

Na 82ª edição do Festival de Cinema de Veneza, o inesperado aconteceu: Father Mother Sister Brother, novo drama de Jim Jarmusch, foi premiado com o Leão de Ouro neste sábado (6). O longa, que acompanha irmãos que se reencontram após anos separados e enfrentam tensões familiares, contava com um elenco estrelado, incluindo Tom Waits, Adam Driver, Cate Blanchett e Charlotte Rampling.

Enquanto isso, o filme The Voice of Hind Rajab, sobre a guerra em Gaza, levou o Leão de Prata. O júri, presidido por Alexander Payne, também premiou Xin Zhilei como melhor atriz em The Sun Rises on Us All e Toni Servillo como melhor ator em La Grazia. Benny Safdie recebeu o prêmio de melhor diretor por The Smashing Machine, cinebiografia de um lutador de MMA estrelado por Dwayne Johnson.

O prêmio de melhor roteiro foi para Valérie Donzelli e Gilles Marchand, pelo drama francês At Work, e o prêmio especial do júri foi concedido a Gianfranco Rosi por Below the Clouds. A atriz suíça Luna Wedler recebeu o Prêmio Marcello Mastroianni por Silent Friend.

Nas mostras paralelas, En El Camino, de David Pablos, ganhou como melhor filme em Horizontes. Anuparna Roy venceu como melhor diretora em Songs of Forgotten Trees, enquanto Nastia Korkia foi premiada como estreante por Short Summer. Ambos abordaram temas de conflitos globais, incluindo Gaza e a guerra na Ucrânia.

A cerimônia também homenageou o falecido Giorgio Armani, com uma ovação do público, reforçando a tradição da Armani Beauty como patrocinadora do festival.

Além dos vencedores, a competição principal contou com filmes que podem brigar pelo Oscar. Entre eles estão A House of Dynamite, de Kathryn Bigelow; Frankenstein, de Guillermo del Toro; No Other Choice, de Park Chan-wook; e The Smashing Machine, de Benny Safdie. Também se destacaram Bugonia, de Yorgos Lanthimos; Jay Kelly, com George Clooney e Adam Sandler; The Wizard of the Kremlin, com Jude Law; e The Testament of Ann Lee, com Amanda Seyfried.

Historicamente, o Festival de Veneza já revelou vencedores que conquistaram o Oscar, como A Forma da Água, Birdman, Spotlight e Nomadland. O ano passado também trouxe filmes premiados em Veneza que se destacaram na premiação norte-americana, incluindo O Brutalista e Ainda Estou Aqui.