Da Redação | 06 de setembro de 2025 - 09h20

Prefeita exonera secretária e cria comitê para assumir gestão da Saúde em Campo Grande

Grupo de seis membros terá mandato provisório de seis meses, com possibilidade de prorrogação

GESTÃO MUNICIPAL
Prefeita Adriane Lopes exonerou Rosana Leite e criou comitê gestor para administrar a Saúde por seis meses. - (Foto: Rafael Rodrigues/A Crítica)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), exonerou ontem (5) a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo. A mudança foi oficializada por meio de edição extra do Diário Oficial do Município, com efeito imediato.

Rosana, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2024, foi remanejada para a Secretaria Especial da Casa Civil, onde atuará como assessora executiva. Para o lugar dela, a prefeita não nomeou um novo titular, mas criou um Comitê Gestor da Saúde. O grupo assume interinamente a administração da pasta, com mandato de seis meses, prorrogável.

O comitê será coordenado por Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli, que deixou a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela já comandou a pasta da Saúde em Iguatemi (MS) durante a pandemia. Além de Ivoni, o colegiado conta com outros cinco membros, cada um com função específica:

Catiana Sabadin Zamarrenho – Planejamento e Execução Estratégica

Andréa Alves Ferreira Rocha – Jurídico

Isaac José de Araújo – Finanças e Orçamento

Vanderlei Bispo de Oliveira – Administrativo

André de Moura Brandão – Contratações

Segundo o decreto nº 16.372, publicado na mesma edição extra do Diogrande, o grupo será responsável por planejar, reestruturar e executar as ações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A medida altera temporariamente a estrutura da pasta, transferindo a tomada de decisões para uma gestão colegiada.

Medida foi publicada ontem no Diário Municipal de Campo Grande - (Foto: Reprodução)

A exoneração de Rosana Leite e a criação do comitê ocorrem em meio a movimentos de reestruturação interna da administração municipal. A prefeitura não informou os motivos da substituição da titular da Saúde, mas a mudança indica uma tentativa de reorganizar a pasta com apoio técnico-administrativo mais amplo.

Rosana é médica formada pela UFMS, com especialização em cirurgia geral e oncológica. Antes de assumir a Sesau, foi coordenadora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e, posteriormente, secretária nacional de Enfrentamento à Covid-19 no Ministério da Saúde, em 2021.