06 de setembro de 2025 - 08h40

Norris lidera último treino em Monza e Bortoleto surpreende com 6º tempo no GP da Itália

McLaren confirma favoritismo no terceiro treino livre, Ferrari anima torcida com Leclerc em 2º e brasileiro mostra força com Sauber

ESPORTE
Gabriel Bortoleto colocou Sauber-Audi na sexta colocação do terceiro treino livre do GP da Itália. - (Foto: Luca Bruno/AP)

A McLaren, atual campeã do Mundial de Construtores, voltou a dar mostras de sua força no terceiro treino livre do GP da Itália, realizado neste sábado (6) em Monza. Lando Norris cravou a melhor volta da sessão, com 1min19s331, apenas 0s021 à frente de Charles Leclerc, que manteve viva a esperança da torcida da Ferrari.

Um dos grandes destaques foi o brasileiro Gabriel Bortoleto, que colocou sua Sauber no 6º lugar, a apenas 0s227 do líder.

Após uma primeira metade de treino dominada pela Red Bull, com Yuki Tsunoda e depois Max Verstappen na ponta, a McLaren acelerou no fim e garantiu o topo da tabela com Norris e Oscar Piastri. O australiano terminou em 3º, a 0s165 do companheiro.

A Ferrari, que vinha de bom desempenho nos treinos de sexta-feira, manteve o ritmo com Leclerc em 2º. Já Lewis Hamilton, que corre pela escuderia italiana, foi o 7º.

O brasileiro começou discreto, mas evoluiu a cada volta. Saiu da 13ª colocação, chegou a figurar em 3º em dois momentos e terminou em 6º. No rádio, chegou a reclamar de interferência da equipe na curva Ascari, uma das mais técnicas de Monza.

Bortoleto superou nomes experientes, como Fernando Alonso (12º) e Carlos Sainz Jr. (13º), reforçando a expectativa de um bom desempenho na classificação.

Os pilotos voltam à pista ainda neste sábado, às 12h (de Brasília), para o treino classificatório que define o grid do GP da Itália, 16ª etapa da temporada. A corrida acontece neste domingo (7), às 10h, em Monza.