Maria Edite Vendas | 06 de setembro de 2025 - 08h04

Procon-MS lança pesquisa inédita para avaliar conhecimento da população sobre o Código de Defesa do

Ação conjunta com o Colegiado Nacional de Procons Estaduais ouve moradores até 8 de setembro e marca os 35 anos do CDC

PROCON MS
O Procon Mato Grosso do Sul promove, até o dia 8 de setembro, a primeira ação conjunta com o Colegiado Nacional de Procons Estaduais, com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento - (Foto: Kleber Clajus)

O Procon Mato Grosso do Sul está promovendo, até 8 de setembro, uma pesquisa inédita para avaliar o nível de conhecimento da população sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação é realizada em parceria com o Colegiado Nacional de Procons Estaduais, do qual o órgão sul-mato-grossense ocupa a secretaria executiva.

O questionário, dividido em blocos temáticos, aborda desde o acesso a direitos básicos até o suporte oferecido pelos Procons. Há ainda recortes específicos destinados a mulheres, pessoas negras e indígenas, de forma a mapear diferentes experiências no consumo.

Segundo o secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti, a iniciativa busca aproximar ainda mais os consumidores da instituição: “A pesquisa é uma ferramenta para ouvir a população, aprimorar serviços e fortalecer políticas públicas que impactam diretamente os direitos de todos os consumidores.”

A pesquisa faz parte das ações em alusão aos 35 anos do CDC, que será celebrado em 11 de setembro. Os resultados do levantamento serão divulgados no mesmo período, oferecendo subsídios para melhorias no atendimento e na formulação de políticas públicas.

Criado em maio deste ano, o Colegiado Nacional de Procons Estaduais busca integrar e fortalecer o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O fórum atua em conjunto com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e a Associação Procons Brasil.

As prioridades do colegiado incluem:

De acordo com o presidente do colegiado e diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, a criação do grupo foi estratégica: “Este novo grupo surgiu da necessidade de sistematizarmos as demandas dos municípios, que estão na linha de frente do atendimento, principalmente presencial. O objetivo é construir um ambiente de negócios mais harmônico e organizado.”

Consumidores interessados em responder à pesquisa podem acessar o formulário pelo link: tinyurl.com/3te8ux4e.