ALEMS cria diploma e medalha para homenagear cooperativismo em Mato Grosso do Sul
Resolução prevê entrega anual das honrarias a pessoas e entidades que contribuem para o fortalecimento do setor
COOPERATIVISMOA Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou a criação do Diploma e da Medalha do Mérito Legislativo em Homenagem ao Cooperativismo, que serão entregues anualmente a pessoas e entidades que se destacam no fortalecimento do setor no Estado. A Resolução 22/2025, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), foi publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial do Parlamento.
As honrarias terão como objetivo reconhecer e valorizar ações que promovam a prática cooperativista e contribuam para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de entrega ocorrerá em sessão solene anual, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho.
Critérios de escolha e indicações
A escolha dos homenageados poderá ser feita por iniciativa de um ou mais deputados, com aprovação da Mesa Diretora da Casa. Cada parlamentar terá direito a indicar até duas pessoas ou instituições a serem agraciadas em cada edição.
Segundo a resolução, os homenageados devem se destacar em pelo menos uma das seguintes áreas:
Fomento de atividades cooperativistas;
Desenvolvimento de cooperativas nos setores rural, crédito, trabalho, educação, saúde, consumo e habitação;
Incentivo à economia solidária e ao desenvolvimento regional sustentável;
Ações sociais e educacionais voltadas ao cooperativismo.
Valorização de um modelo sustentável
Ao instituir a homenagem, a Assembleia busca não apenas reconhecer pessoas físicas e jurídicas, mas também reforçar a importância do cooperativismo como modelo de desenvolvimento coletivo, voltado à geração de renda, inclusão social e fortalecimento das comunidades locais.