Redação | 05 de setembro de 2025 - 08h00

Dourados mantém campanha itinerante de vacinação contra a raiva em setembro

Ação do CCZ busca facilitar acesso da população e proteger cães, gatos e comunidade contra doença fatal

SAÚDE
Atendimento itinerante irá até o dia 26 de setembro - (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), continua em setembro a campanha de vacinação antirrábica itinerante. A iniciativa leva doses gratuitas a diferentes pontos da cidade, como mercados, universidades, órgãos públicos e comércios, garantindo maior acesso à população.

Somente em agosto, 2,6 mil animais já foram vacinados em ações externas, resultado do programa de imunização que integra a campanha estadual de combate à raiva, realizada entre agosto e novembro.

De acordo com o CCZ, cães e gatos a partir de três meses devem ser vacinados. A dose é segura, mas deve ser adiada se o animal estiver doente, com febre, diarreia intensa, infecções ou em tratamento com corticoides e imunossupressores.

Além das etapas itinerantes, a vacina está disponível gratuitamente durante todo o ano no CCZ e também pode ser aplicada em visitas domiciliares, quando necessário.

Entre os dias 22 e 26 de setembro, a prefeitura atenderá Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores cadastrados. Quem ainda não fez o cadastro deve procurar a Coordenadoria Especial de Proteção ao Direito dos Animais, na Rua João Rosa Góes, 395, ou pelo telefone (67) 99238-0823.

A raiva é uma doença viral grave, transmissível aos humanos e com alta letalidade. A imunização anual é a forma mais eficaz de prevenir a transmissão, proteger os animais e evitar riscos à saúde pública.

As equipes estarão em diferentes pontos da cidade ao longo de setembro. A programação completa pode ser consultada abaixo: