Redação O Estado de S. Paulo | 04 de setembro de 2025 - 12h50

Carlo Acutis será canonizado no domingo e se tornará o primeiro santo millennial

Conhecido como "influencer de Deus", jovem italiano usou a internet para evangelizar e teve dois milagres reconhecidos pela Igreja

IGRAJA CATÓLICA
Carlo Acutis criou sites religiosos e colaborou para a documentação e disseminação de milagres e conteúdos católicos online. - (Foto: Acervo Associação Carlo Acutis)

O Vaticano expôs nesta quinta-feira (4) uma tapeçaria com a imagem de Carlo Acutis na fachada da Basílica de São Pedro. O jovem italiano, apelidado de “influencer de Deus”, será canonizado no próximo domingo (7), tornando-se o primeiro santo da geração millennial.

A cerimônia estava inicialmente marcada para abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada após a morte do papa Francisco. A nova data coincide com o Dia da Independência do Brasil, país onde Acutis intercedeu em um dos milagres reconhecidos pela Igreja.

Nascido em 1991, em Milão, Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Católico devoto e apaixonado por tecnologia, criou sites e exposições virtuais que reuniam relatos de milagres eucarísticos. Sua atuação lhe rendeu os títulos de “padroeiro da internet” e referência para jovens católicos.

Apesar da pouca idade, conciliava a fé com atividades comuns da juventude, como jogos e caminhadas. Também ajudava pessoas em situação de rua e dava aulas de catecismo em sua paróquia. Hoje, seu túmulo em Assis é ponto de peregrinação.

Para a canonização, a Igreja reconheceu dois milagres atribuídos ao jovem:

Carlo Acutis será canonizado junto com Pier Giorgio Frassati, outro jovem italiano, morto aos 24 anos em 1925, vítima de poliomielite.