Redação | 04 de setembro de 2025 - 07h00

Temperatura começa a cair a partir de hoje em Mato Grosso do Sul

Mudança no tempo deve atingir todo o Estado entre esta quinta (4) e o fim de semana, com destaque para chuvas e queda nas temperaturas, especialmente no sul

TEMPO
Quinta feira começa com temperaturas elevadas, mas deve cair ao final do dia - (Foto: Cemtec)

Uma frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (4) e deve provocar mudanças consideráveis nas condições do tempo. A chegada do sistema meteorológico quebra a sequência de dias quentes e secos, trazendo chuvas, rajadas de vento e leve queda nas temperaturas, principalmente nas regiões sul, pantaneira e sudoeste.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o dia começa com predomínio de sol em diversas cidades, mas a nebulosidade aumenta ao longo das horas, abrindo espaço para pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade. Há possibilidade de tempestades com raios e ventos fortes, que podem superar os 50 km/h em alguns pontos.

Um dos destaques desta mudança climática é o contraste térmico entre as regiões sul e norte do Estado. Enquanto cidades como Ponta Porã e Porto Murtinho devem registrar máximas em torno de 29°C, outras localidades como Aquidauana e Coxim podem alcançar até 38°C.

Na região sul, Cone Sul e Grande Dourados, as temperaturas mínimas devem variar entre 17°C e 21°C, e as máximas ficar entre 29°C e 32°C. Já no sudoeste e no Pantanal, os termômetros oscilam entre mínimas de 17°C a 26°C e máximas que também podem chegar aos 38°C.

No norte, Bolsão e região leste, as mínimas ficam entre 18°C e 21°C, com máximas igualmente elevadas, variando de 32°C a 38°C. Em Campo Grande, a capital sul-mato-grossense, são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C, e máximas entre 33°C e 35°C.

A frente fria deve ganhar força nos próximos dias. Entre sexta (5) e domingo (7), o sistema deve provocar uma queda mais acentuada nas temperaturas, especialmente no sul do Estado. Há previsão de mínimas que podem chegar a 10°C, trazendo um alívio mais prolongado para o calor intenso que predominou nas últimas semanas.