Filme sobre Gaza emociona Festival de Veneza com longa ovação e gritos de "Palestina livre"
Filme tunisiano retrata tragédia de criança morta durante conflito e se torna favorito ao Oscar de melhor filme internacional em 2026
CINEMAO drama The Voice of Hind Rajab emocionou o público do Festival de Veneza nesta quarta-feira (3), recebendo mais de 23 minutos de aplausos após sua sessão de estreia. Durante a ovação, gritos de “Palestina livre” puderam ser ouvidos da plateia.
Produzido por um time de peso em Hollywood, incluindo Brad Pitt, Joaquin Phoenix, Rooney Mara, Jonathan Glazer e Alfonso Cuarón, o filme da cineasta Kaouther Ben Hania é a escolha da Tunísia para disputar o Oscar 2026 de melhor filme internacional. A trama se passa na Faixa de Gaza e narra o pedido de ajuda de uma criança morta durante os atuais conflitos.
O longa reconstrói a história da pequena Hind Rajab, de 6 anos, que morreu junto com familiares após serem atingidos por tiros das forças israelenses em 29 de janeiro de 2024. Presos em um carro, a menina conseguiu falar por mais de uma hora com voluntários do Crescente Vermelho Palestino, solicitando socorro. Apesar do envio de uma ambulância, todos foram mortos durante o ataque, ocorrido três meses após a eclosão do conflito.
Segundo o Hollywood Reporter, a estreia do filme na Sala Grande provocou forte reação emocional. Durante os aplausos, membros do elenco exibiram uma foto de Hind Rajab. A atriz Saja Kilani leu um discurso pedindo o fim da violência na Palestina.
“Este filme não é uma opinião ou fantasia. Ele está ancorado na verdade. A história de Hind carrega o peso de um povo inteiro. Sua voz é uma entre as dezenas de milhares de crianças mortas em Gaza nos últimos dois anos”, afirmou Kilani.