Ricardo Eugenio | 02 de setembro de 2025 - 18h00

ONG União BR apresenta projetos sociais e ambientais em Campo Grande

Criada na pandemia, organização mostra ações no Pantanal e recebe homenagens em Mato Grosso do Sul

AÇÕES SOCIAIS
Tatiana Monteiro de Barros, fundadora da União BR, recebe título de cidadã sul-mato-grossense durante visita à Fiems, em Campo Grande. - (Foto: Divulgação)

Na manhã de terça-feira (02 de setembro), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu na Casa da Indústria, em Campo Grande, a empresária Tatiana Monteiro de Barros. Ela é fundadora da União BR, uma organização nacional que surgiu em 2020 para ajudar pessoas durante a pandemia de covid-19.

O movimento nasceu como uma rede de voluntários e empresas dispostas a apoiar quem mais precisava. Em poucos anos, distribuiu 40 mil toneladas de alimentos, ajudou 500 hospitais com insumos e equipamentos, apoiou 3 mil ONGs locais e beneficiou mais de 30 milhões de brasileiros. A União BR também liderou a construção do maior centro de reabilitação pós-covid da América Latina.


Sérgio Longen, presidente da Fiems, em reunião com Tatiana Monteiro de Barros, fundadora da União BR, em Campo Grande.

Hoje, a entidade vai além da área da saúde. Passou a atuar também em situações de crise ambiental, especialmente nas queimadas do Pantanal. O objetivo é proteger animais, plantas e comunidades ribeirinhas que sofrem todos os anos com os incêndios.

Em Campo Grande, Tatiana apresentou esses resultados ao setor industrial do Estado, destacando que a União BR busca ampliar parcerias para seguir atuando em emergências sociais e ambientais.

Durante a visita, ela recebeu duas homenagens: o título de cidadã sul-mato-grossense, concedido pela Assembleia Legislativa por proposição do deputado Paulo Corrêa, e o de visitante ilustre de Campo Grande, entregue pela Câmara Municipal a partir de proposta do vereador Herculano Borges.


Tatiana Monteiro de Barros, fundadora da União BR, recebe título de cidadã sul-mato-grossense em cerimônia na Fiems, ao lado de autoridades estaduais.

O encontro marcou a aproximação entre a ONG e o setor produtivo local, abrindo espaço para novos projetos em Mato Grosso do Sul.