Redação | 02 de setembro de 2025 - 10h00

Relíquia de Carlo Acutis emociona fiéis em Campo Grande e marca início da semana da canonização

Pulôver azul usado pelo jovem beato atraiu mais de 1,2 mil pessoas na Paróquia São Sebastião e ficará sob cuidados especiais até após a cerimônia no Vaticano

FÉ CATÓLICA
Chegada do pulôver azul de Carlo Acutis a Campo Grande emocionou os fiéis e abriu oficialmente a Semana da Canonização - (Foto: Divulgação)

A chegada do pulôver azul de Carlo Acutis a Campo Grande emocionou os fiéis e abriu oficialmente a Semana da Canonização do jovem italiano, que será declarado santo no próximo domingo (7), no Vaticano. A peça, conduzida pelo Corpo de Bombeiros até a Paróquia São Sebastião na noite desta segunda-feira (1º), foi recebida por mais de 1,2 mil pessoas em clima de devoção.

Exposta em uma redoma de acrílico no altar, a relíquia estará presente nas missas até esta terça-feira (2). Depois, segue para a Capela do Milagre, no bairro Vila Margarida, retornando à paróquia no domingo para a missa de ação de graças. “Nosso desejo é que a presença dessa relíquia fortaleça a fé e a esperança dos fiéis”, destacou o padre Marcelo Tenório.

Mais de 1,2 mil pessoas receberam o pulôver

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, participou da celebração e ressaltou o impacto do momento. “É muito emocionante ver um exemplo tão atual de santidade. Um jovem de 15 anos que inspira e fortalece nossa fé”, declarou.

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, acompanhou a celebração

O processo que levou à santidade de Carlo Acutis foi confirmado após o reconhecimento de dois milagres. O primeiro ocorreu em 2010, em Campo Grande, quando Matheus Lins Vianna, então com seis anos, foi curado de uma malformação grave no pâncreas após orações na Capela São Sebastião. O segundo, reconhecido no ano passado, foi a recuperação de uma mulher na Itália que enfrentava complicações graves no parto.

A cerimônia de canonização estava inicialmente marcada para abril deste ano, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada devido à morte do Papa Francisco.

De acordo com Dulce de Morais, coordenadora da Semana da Canonização, a relíquia não terá visitação livre durante o dia, ficando acessível apenas durante as celebrações. Após a canonização, será preparada para permanecer definitivamente na Paróquia São Sebastião, embora ainda sem data definida.

A canonização de Carlo Acutis chega após cinco meses de espera

As atividades religiosas prosseguem até sábado (6), com missas, vigílias e encontros temáticos na Capela do Milagre e na Matriz de São Sebastião. No domingo (7), dia da canonização, a programação terá início às 4h (horário de MS) com transmissão ao vivo da cerimônia no Vaticano. O encerramento está previsto para 11h30, com um almoço de confraternização no Clube Estoril.

Programação Semana da Canonização de Carlo Acutis

02/09 – Terça-feira

03/09 – Quarta-feira

04/09 – Quinta-feira

05/09 – Sexta-feira

06/09 – Sábado

07/09 – Domingo