Pedro Lima | 01 de setembro de 2025 - 17h25

Tesouro dos EUA diz que sanções contra Rússia estão 'sobre a mesa'

Scott Bessent afirmou que Trump deve avaliar novas medidas após intensificação dos bombardeios russos na Ucrânia

CONFLITO INTERNACIONAL
Secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que Trump deve avaliar medidas ainda nesta semana - (Foto: File Photo)

Na manhã desta segunda-feira (1º), o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que “todas as opções estão sobre a mesa” em relação a novas sanções contra a Rússia. A declaração foi dada em entrevista à Fox News, em meio à intensificação dos bombardeios russos na Ucrânia.

Bessent disse acreditar que o presidente Donald Trump deve avaliar ainda nesta semana possíveis medidas de resposta.

Segundo o secretário, o comportamento do presidente russo, Vladimir Putin, contrariou o que havia sido sinalizado em conversas recentes com a Casa Branca. “O presidente Putin, desde o telefonema, quando líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, estiveram na Casa Branca após a reunião no Alasca, fez o oposto do que havia indicado. Na verdade, aumentou de maneira desprezível os bombardeios”, afirmou.

A fala de Bessent acontece em meio à pressão internacional por uma reação mais dura diante da escalada do conflito no Leste Europeu.

Contexto do conflito - Desde a invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, os Estados Unidos já adotaram diversas sanções contra Moscou, atingindo setores como energia, defesa e sistema financeiro. Agora, diante da nova ofensiva militar, o governo Trump considera intensificar as restrições, em coordenação com países europeus.

Ainda não há detalhes sobre quais áreas poderiam ser alvo de novas medidas, mas Washington reforça que a resposta deve ser conjunta com os aliados ocidentais.