Tesouro dos EUA diz que sanções contra Rússia estão 'sobre a mesa'
Scott Bessent afirmou que Trump deve avaliar novas medidas após intensificação dos bombardeios russos na Ucrânia
CONFLITO INTERNACIONALNa manhã desta segunda-feira (1º), o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que “todas as opções estão sobre a mesa” em relação a novas sanções contra a Rússia. A declaração foi dada em entrevista à Fox News, em meio à intensificação dos bombardeios russos na Ucrânia.
Bessent disse acreditar que o presidente Donald Trump deve avaliar ainda nesta semana possíveis medidas de resposta.
Segundo o secretário, o comportamento do presidente russo, Vladimir Putin, contrariou o que havia sido sinalizado em conversas recentes com a Casa Branca. “O presidente Putin, desde o telefonema, quando líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, estiveram na Casa Branca após a reunião no Alasca, fez o oposto do que havia indicado. Na verdade, aumentou de maneira desprezível os bombardeios”, afirmou.
A fala de Bessent acontece em meio à pressão internacional por uma reação mais dura diante da escalada do conflito no Leste Europeu.
Contexto do conflito - Desde a invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, os Estados Unidos já adotaram diversas sanções contra Moscou, atingindo setores como energia, defesa e sistema financeiro. Agora, diante da nova ofensiva militar, o governo Trump considera intensificar as restrições, em coordenação com países europeus.
Ainda não há detalhes sobre quais áreas poderiam ser alvo de novas medidas, mas Washington reforça que a resposta deve ser conjunta com os aliados ocidentais.