Rayssa Motta | 01 de setembro de 2025 - 13h05

Moraes autoriza Lira a visitar Bolsonaro na véspera do julgamento no STF

Ministro do STF permite encontro entre Arthur Lira e o ex-presidente em prisão domiciliar, com revista obrigatória no carro

POLÍTICA
Arthur Lira recebeu autorização de Alexandre de Moraes para visitar Jair Bolsonaro em prisão domiciliar - Foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (1º) o deputado federal Arthur Lira (PPAL) a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto. A visita foi permitida a pedido da defesa de Bolsonaro e deve ocorrer até as 18h, na residência do ex-presidente em Brasília.

Em sua decisão, Moraes determinou que o veículo do parlamentar seja revistado ao sair do condomínio, conforme as novas medidas de segurança implementadas para evitar tentativas de fuga do ex-presidente. "Serão realizadas vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu", escreveu o ministro.

Cena tensa às vésperas do julgamento

A visita ocorre na véspera do início do julgamento do chamado "núcleo crucial" da trama golpista. A Primeira Turma do STF iniciará amanhã o julgamento do expresidente e outros réus, como Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier e Mauro Cid.

Arthur Lira já havia criticado a prisão domiciliar de Bolsonaro, chamando-a de “exagerada”, afirmando que isso contribuía para polarizar ainda mais o país — cenário delicado no contexto atual.