Eduardo Paes lidera pesquisas para governo do Rio de Janeiro
Levantamento indica vantagem folgada de Paes no primeiro turno; Flávio Bolsonaro desponta como favorito ao Senado
POLÍTICAO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), aparece como favorito na disputa pelo governo do Estado nas eleições de 2026. Pesquisa da Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (1º) aponta Paes com 54,8% das intenções de voto no primeiro turno, superando em 30 pontos percentuais a soma dos demais concorrentes.
Na sequência, aparecem Washington Reis (MDB), com 10,6%; Rodrigo Bacellar (União Brasil), 7,8%; Monica Benicio (PSOL), 4,4%; e Italo Marsili (sem partido), 1%.
Em cenário que inclui o senador Flávio Bolsonaro (PL) como candidato ao governo, Paes mantém a liderança, mas com vantagem menor: 50,6% contra 30,5% de Flávio.
A Paraná Pesquisas entrevistou 2.000 eleitores em 66 municípios do Rio de Janeiro de 24 a 27 de agosto de 2025.
Disputa ao Senado
Na corrida pelo Senado, Flávio Bolsonaro lidera com 33,4% das intenções de voto em pesquisa estimulada, seguido por Benedita da Silva (PT) com 26,4% e Cláudio Castro (PL) com 25,6%. Outros nomes incluem Washington Reis (MDB) com 14,9%, Marcelo Crivella (Republicanos) 14,4%, Alessandro Molon (PT) 10,9%, Pedro Paulo (PSD) 9%, Fabiano Horta (PT) 4%, Otoni de Paula (MDB) 2,5% e Sóstenes Cavalcante (PL) 2,2%.
No Rio de Janeiro, duas vagas estão em disputa. O PL e aliados de direita ainda definem quem será o segundo candidato. A primeira vaga deve ficar com Flávio Bolsonaro, enquanto Cláudio Castro busca apoio de Jair Bolsonaro para garantir a segunda. Fontes da Coluna do Estadão revelam que aliados de Castro tentam a intermediação do pastor Silas Malafaia para obter o aval do ex-presidente, que também considera indicar Sóstenes Cavalcante para a vaga.