Nova ala humanizada do Hospital de Câncer Alfredo Abrão é inaugurada em Campo Grande
Estrutura com 32 leitos reforça atendimento do SUS e amplia capacidade do hospital referência em oncologia no Mato Grosso do Sul
CAPITALCampo Grande ganhou uma nova ala de atendimento humanizado no Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) nesta segunda-feira (1º). Localizada no 4º andar da Unidade III – Nelson Buainain, a estrutura oferece 32 leitos modernos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o cuidado integral e o acolhimento no tratamento oncológico.
Prefeita Adriane Lopes destacou que a entrega é resultado de gestão comprometida com a saúde pública. “Nos momentos de fragilidade, durante uma doença, é quando o cidadão mais precisa de acolhimento. A humanização no atendimento faz toda a diferença”, afirmou.
A presidente do hospital, Sueli Lopes Telles, reforçou que a nova ala representa esperança e dignidade. “Nosso compromisso vai além das estruturas físicas. É um avanço possível graças à união de forças comprometidas com a assistência de qualidade.”
Governador Eduardo Riedel afirmou que a ampliação faz parte de um planejamento maior de fortalecimento da oncologia no Estado. “Até o início do próximo ano, entregaremos o primeiro e o segundo andares, consolidando o HCAA como referência completa em oncologia no Mato Grosso do Sul”, disse.
Investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado equipou a nova ala. Somando-se aos 32 leitos inaugurados em dezembro de 2024, o hospital passa a ter 124 leitos - 55 habilitados pelo SUS, 60 novos também para o sistema público e 9 particulares. Parte do mobiliário foi adquirida com recursos de bazares da Receita Federal.
Fundado em 1995 pela Fundação Carmem Prudente, o HCAA é referência estadual no tratamento oncológico. Responsável por 72% dos atendimentos oncológicos do SUS em MS, o hospital realizou mais de 224 mil atendimentos em 2024, com média de 17 mil procedimentos por mês, unindo tecnologia, técnica e atendimento humanizado.