Da Redação | 30 de agosto de 2025 - 09h40

MS lidera conectividade escolar no Brasil com 79,3% das escolas conectadas

Estado ultrapassa média nacional e é o primeiro do Centro-Oeste a garantir acesso à internet de alta qualidade em quase 80% das instituições de ensino básico

EDUCAÇÃO
O Escolas Conectadas é uma estratégia para garantir internet de qualidade para uso pedagógico das tecnologias e promover educação digital e midiática em todas as escolas públicas de educação básica do país. - Foto: Shizuo Alves/MCom

Mato Grosso do Sul é o estado com o maior percentual de escolas conectadas da região Centro-Oeste. Com 79,3% das suas 1.367 escolas já conectadas à internet de banda larga, o estado supera a média nacional, que é de 59,65%, segundo o último relatório do programa Escolas Conectadas do Governo Federal.

O programa irá garantir internet de qualidade em todas as 137,8 mil escolas públicas de ensino básico no país até 2026, conectando alunos e professores ao mundo digital. Mato Grosso do Sul, com suas 1.084 escolas já conectadas, está liderando o caminho, com um crescimento significativo desde o final de 2024, quando o estado registrava 74,7% de conectividade.

De acordo com o ministro Frederico de Siqueira Filho, da Secretaria de Comunicação Social, “conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens”. A meta do Governo Federal é que nenhuma escola fique de fora, garantindo acesso à internet de banda larga e Wi-Fi aberto, especialmente em áreas remotas e menos favorecidas.

Comparação entre regiões e estados - Entre as regiões do Brasil, o Sul lidera com 70% das escolas conectadas, enquanto o Centro-Oeste ocupa a segunda posição, com 69,64% de conectividade. Entre os estados, Mato Grosso do Sul se destaca, superando estados como Rio Grande do Norte (78,49%) e Goiás (77,07%).

Em termos absolutos, São Paulo é o estado com o maior número de escolas conectadas, com 10.787 instituições já integradas ao programa.

No total, 21 estados já têm mais da metade de suas escolas conectadas. Entre eles, Mato Grosso do Sul é um dos sete estados que superam a marca de 70% de conectividade, mostrando que a implementação do programa está avançando em ritmo acelerado.

O programa Escolas Conectadas conta com um investimento de R$ 6,5 bilhões, provenientes de fontes como o Leilão do 5G, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC).