Mato Grosso do Sul avança na inovação e sobe no ranking de competitividade
Estado alcança a 9ª posição no pilar Inovação, com destaque para investimentos em ciência e tecnologia
MS NO TOPOMato Grosso do Sul registrou um grande avanço no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Estado subiu da 17ª posição em 2024 para a 9ª posição, refletindo o sucesso de políticas públicas focadas em ciência, tecnologia e inovação.
A melhoria no desempenho de MS foi impulsionada por avanços em áreas chave, como produção científica (aumento de 9 posições), investimentos públicos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) (+5 posições) e o crescimento de empresas inovadoras (+6 posições). Além disso, o estado viu melhorias nos indicadores de informação, comunicação, e na quantidade de bolsas de mestrado e doutorado (+4 posições em cada).
No entanto, Mato Grosso do Sul ainda enfrenta desafios em áreas como o número de patentes registradas e a infraestrutura de apoio à inovação, incluindo incubadoras e parques tecnológicos, onde ocupa, respectivamente, o 12º e 17º lugares.
Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, destacou que o resultado positivo no ranking é reflexo da ampliação da governança na área. "A mudança em 2023, com a criação da Secti e a ampliação da Semadesc, permitiu um foco maior na inovação, sustentando o desenvolvimento de políticas mais eficientes", afirmou Senna.
Ele ressaltou que a inovação é tratada como uma política transversal, essencial para o crescimento econômico e geração de empregos qualificados no estado. "Mato Grosso do Sul lidera no apoio a startups do Centro-Oeste, com metade das empresas em atividade recebendo suporte direto dos programas estaduais", afirmou o secretário.
O estado tem investido fortemente no ecossistema de inovação, com programas como o Centelha, Tecnova e Bolsas de Iniciação Tecnológica, promovendo o crescimento de um ambiente inovador e sustentável.