Prefeitura de Campo Grande atualiza regras do Primt e amplia acesso ao mercado de trabalho
Novas alterações no programa visam fortalecer a inclusão social, aumentando as oportunidades para grupos vulneráveis
FUNSATA Prefeitura de Campo Grande anunciou, nesta sexta-feira (29), importantes mudanças no Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), publicadas no Diário Oficial da cidade (Diogrande, nº 8.041). As alterações seguem a proposta de inclusão social, com atualizações que visam ampliar o acesso de diferentes grupos ao mercado de trabalho formal, e já fazem parte do processo de modernização iniciado com a Lei nº 6.923/2022.
Sob a gestão da prefeita Adriane Lopes, o programa recebeu uma revisão significativa com a Lei nº 7.074/2023 e agora, em 2025, trouxe novos avanços, como:
-
Redução do tempo de retorno ao programa: O prazo para o retorno ao Primt foi reduzido de seis para três meses.
-
Aumento no prazo de duração dos contratos de bolsa-auxílio: O tempo máximo de vínculo no programa foi ampliado de 24 para 36 meses.
-
Inclusão de cotas para grupos específicos: Agora, 3% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, um passo importante para a inclusão desses grupos no mercado de trabalho. Além disso, uma cota de 3% será destinada a imigrantes e refugiados.
-
Criação de função para auxiliar de intérprete de língua espanhola: Medida que visa facilitar a comunicação com imigrantes, especialmente aqueles provenientes de países de língua espanhola.
-
Reestruturação do auxílio operacional: A função de "auxílio operacional" passará a contar com um acréscimo de 50% na remuneração, devido à maior exigência física e exposição ao clima.
O Primt é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e profissional, que podem se inscrever por meio de editais públicos. Os beneficiários atuam em diferentes áreas, como:
-
Conservação de espaços públicos;
-
Apoio administrativo;
-
Preparação de áreas para eventos.
Critérios para inscrição no Primt:
-
Idade entre 18 e 67 anos;
-
Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
-
Renda familiar per capita de até ½ salário mínimo;
-
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e Folha Resumo do NIS.
O programa é gerido pelo Departamento de Serviço Social da Funsat (Fundação Social do Trabalho), vinculado à Diretoria Social, Profissional e de Empreendedorismo.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone: (67) 4042-0585 – Ramal 5833.