Renan Monteiro, Naomi Matsui e Gabriel Hirabahasi | 29 de agosto de 2025 - 13h05

Alexandre Silveira reitera disposição para candidatura em 2026, dependendo de Lula

Ministro de Minas e Energia confirma lançamento do programa "Gás do Povo" e fala sobre possíveis planos eleitorais

POSSÍVEL CANDIDATURA
Alexandre Silveira fala sobre a possibilidade de disputar as eleições de 2026, e anuncia o lançamento do programa ''Gás do Povo''. - Foto: Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a se manifestar sobre a possibilidade de disputar as eleições de 2026, mas afirmou que essa decisão depende do desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em evento realizado para anunciar projetos do Novo PAC, Silveira declarou: "Onde o presidente escalar este jogador, vai jogar, porque o mais importante o ano que vem é continuar com o presidente Lula, presidente do Brasil."

Esse comentário já foi repetido por Silveira em outras ocasiões quando questionado sobre sua eventual candidatura. Na última quinta-feira, durante entrevista à Record MG, o presidente Lula mencionou que o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) formaria uma "dupla imbatível" com a prefeita de Contagem, Marília Lopes (PT), para disputar o governo de Minas Gerais.

Silveira, embora apareça em algumas pesquisas para o Senado, ainda não confirmou oficialmente se será candidato. Por enquanto, não há nenhum acordo fechado a respeito de uma eventual candidatura.

Além de sua fala sobre o pleito de 2026, o ministro também anunciou que na próxima quinta-feira, 5 de setembro, será lançado o programa "Gás do Povo". Trata-se de uma nova versão do auxílio gás, que visa beneficiar 15,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. O lançamento ocorrerá no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG).