MEC divulga resultado da lista de espera do Prouni para o segundo semestre de 2025
Candidatos podem verificar sua situação até 5 de setembro e confirmar a documentação junto às instituições
RESULTADOS PROUNIO Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira, 29 de agosto, a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025. Os candidatos podem acessar o resultado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba específica do Prouni.
A lista de espera é destinada a candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que não tiveram formação de turma na instituição escolhida. A classificação leva em conta a modalidade de concorrência, o curso, turno, local de oferta e a instituição de ensino superior.
Próximas Etapas para os Candidatos
Os estudantes incluídos na lista de espera têm até 5 de setembro para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição. A documentação pode ser entregue presencialmente, nas faculdades privadas, ou eletronicamente, através da página da instituição. Após a entrega, a instituição deve emitir um comprovante de recebimento da documentação.
Entre 30 de agosto e 12 de setembro, as instituições de ensino participantes vão divulgar se o candidato foi aprovado ou reprovado. Em caso de aprovação, será emitido o termo de concessão de bolsa.
Vagas e Cursos Oferecidos pelo Prouni
Para o segundo semestre de 2025, o Prouni ofereceu mais de 211 mil bolsas de estudo, sendo 118 mil bolsas integrais e 93 mil bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade. As bolsas foram distribuídas em 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior.
Os cursos com maior número de bolsas oferecidas foram: Administração, com 13.774 vagas (9.275 integrais e 4.499 parciais); Direito, com 13.152 vagas; Pedagogia, com 11.339 vagas; e Educação Física, com 8.939 vagas. Para o curso de Medicina, foram disponibilizadas 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais.
Sobre o Prouni
Em 2025, o Prouni celebra 20 anos, tendo já beneficiado mais de 3,5 milhões de estudantes desde sua criação em 2005. O programa oferece bolsas parciais (50%) e integrais a estudantes de baixa renda que tenham concluído o ensino médio em instituições públicas ou em colégios privados com bolsa integral.
De acordo com o Censo da Educação Superior de 2023, 58% dos estudantes beneficiados pelo Prouni concluíram a graduação, evidenciando o impacto positivo do programa na formação superior no Brasil.