Redação | 29 de agosto de 2025 - 10h50

Falha em avião adia retorno de Alckmin ao Brasil

Avião da FAB com ministros apresenta falha em escala na Colômbia; comitiva segura

SEGURANÇA AÉREA
O vice-presidente e ministros passam por parada extra após falha técnica no voo - (Foto: Lula Marques/EBC)

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra Simone Tebet e outros membros da comitiva brasileira apresentou falhas em uma das mangueiras semi-hidráulicas durante uma escala em Cali, na Colômbia, na manhã desta sexta-feira (29). O incidente ocorreu após o pouso programado para reabastecimento, enquanto a delegação retornava de uma missão oficial ao México, onde tratou da abertura de mercados para produtos agrícolas brasileiros e assinou acordos de cooperação bilateral.

Embora a aeronave estivesse apta a seguir viagem para o Brasil, a FAB adotou medidas de cautela, recomendando que a parada fosse estendida até que uma nova aeronave fosse enviada para completar a missão. A Força Aérea, então, enviou um avião da base de Brasília, que decolou às 10h para buscar os membros da comitiva. O pouso em Brasília está previsto para as 21h desta sexta-feira (29).

Esse não é o primeiro incidente envolvendo falhas em aviões oficiais que retornam de compromissos no México. Em outubro do ano passado, um avião da FAB que trazia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também apresentou falhas logo após decolar do Aeroporto da Cidade do México. Na ocasião, a aeronave ficou cerca de cinco horas no ar, realizando um voo em círculos enquanto despejava combustível, antes de retornar ao aeroporto para que a comitiva trocasse de avião.