Prefeito de Nioaque reforça compromisso no combate à violência doméstica
André Guimarães destaca ações locais para garantir proteção e dignidade às mulheres de Nioaque em evento do Governo de MS
POLÍTICAS PÚBLICASO prefeito de Nioaque, André Guimarães (PP), participou ontem (27) do evento "Por Elas, Proteção de Todos os Lados", promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A ação, que marcou a implementação do Protege/MS, para fortalecer as políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em todo o Estado.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância da integração entre municípios e do fortalecimento da rede de proteção para as mulheres de Nioaque. “Nosso compromisso é garantir segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres de Nioaque. Com essa parceria estadual, estamos reafirmando nosso esforço coletivo em prol do bem-estar e da proteção das nossas cidadãs”, afirmou André Guimarães.
O Protege/MS é uma estratégia estadual que irá transformar o combate à violência contra a mulher em ações concretas, com o apoio das prefeituras. Nioaque, agora, faz parte dessa rede, comprometendo-se a implementar políticas públicas focadas no acolhimento, proteção e empoderamento feminino.
O prefeito ressaltou que o combate à violência doméstica é uma missão coletiva e que, para enfrentar esse problema de forma eficaz, é fundamental a união de esforços de todos os municípios. “Participar desse movimento estadual é reafirmar que, em Nioaque, temos uma rede de apoio pronta para acolher, orientar e proteger nossas mulheres. Vamos transformar este compromisso em realidade, porque cuidar das nossas mulheres é cuidar do futuro da nossa cidade”, completou. “Queremos que cada mulher de Nioaque sinta que não está sozinha, que há uma rede de apoio pronta para acolher, orientar e proteger. Nosso papel é transformar esse compromisso em realidade, porque quando cuidamos das nossas mulheres, cuidamos também do futuro de toda a nossa comunidade", complementa.
Já a secretária de Assistência Social de Nioaque, Tessa Ribeiro, falou sobre o impacto direto da adesão ao programa: “Com o PROTEGE-MS, estamos criando políticas públicas para proteger, acolher e empoderar as mulheres de Nioaque. Este é um passo importante para construir uma cidade mais segura e justa para todas”.
Uma das principais medidas é a municipalização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA). A estrutura, antes concentrada na capital, passará a funcionar de forma descentralizada em 12 cidades: Alcinópolis, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Costa Rica, Japorã, Mundo Novo, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Selvíria, Sonora e Rio Brilhante. O investimento é de R$ 2,3 milhões.
Segundo o governador Eduardo Riedel (PP), o objetivo é ampliar o acesso ao atendimento especializado. “Nosso papel é estruturar e fortalecer a rede, garantindo espaços adequados para acolhimento e proteção efetiva”, afirmou.
O evento fez parte da campanha Agosto Lilás, que mobiliza a sociedade em torno do enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, simboliza um importante avanço na luta pela autonomia feminina e na criação de um ambiente de segurança e respeito em Mato Grosso do Sul.