Redação | 28 de agosto de 2025 - 07h05

Campo Grande terá 86 médicos nas UPAs e CRSs nesta quinta para urgência e emergência

Escala médica do dia 28 de agosto prevê equipes completas nos turnos nas principais unidades de atendimento da capital

SAÚDE PÚBLICA
Unidade de Pronto Atendimento Aparecida Gonçalves Saraiva, a UPA Universitário - (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, 28 de agosto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros Regionais de Saúde (CRSs) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, vão operar com um total de 86 médicos distribuídos ao longo do dia, de acordo com a escala divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os profissionais estarão divididos entre atendimentos adultos e infantis, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A escala contempla nove unidades de saúde, incluindo UPAs como a Cel. Antonino, Moreninha, Leblon e Universitário, além dos CRSs dos bairros Aero Rancho, Nova Bahia, Tiradentes, Santa Mônica e Coophavila II.

A UPA Coronel Antonino se destaca como a unidade com o maior número de médicos escalados para o dia, somando 37 atendimentos distribuídos entre adultos e crianças. No período da manhã, a unidade contará com sete médicos para adultos e cinco para o público infantil. À tarde, serão sete e seis, respectivamente, e à noite, mais seis para adultos e cinco para crianças.

Outra unidade com forte estrutura é a UPA Leblon, que terá nove médicos adultos pela manhã, nove à tarde e nove à noite, além de cinco profissionais para o atendimento infantil em todos os turnos. É uma das únicas que mantém o mesmo número de profissionais ao longo do dia.

A UPA Moreninha terá sete médicos adultos no turno da manhã e cinco à noite. A UPA Santa Mônica, CRS Aero Rancho, CRS Nova Bahia e CRS Tiradentes terão, cada uma, cinco médicos adultos por turno, com um médico pediatra exclusivamente no turno noturno.

No CRS Coophavila II, a escala está mais enxuta, com três médicos adultos durante o dia e cinco à noite.

O atendimento infantil será oferecido principalmente nas UPAs Cel. Antonino, Universitário, Leblon e Moreninha. As demais unidades mantêm estrutura para atender adultos, com reforço pediátrico concentrado no turno da noite.