PT rebate comparação entre Che Guevara e Bolsonaro feita por presidente do PL
Em publicação nas redes, partido ironiza fala de Valdemar Costa Neto sobre carisma do ex-presidente e defende legado do líder revolucionário
NACIONALComparação feita por Valdemar Costa Neto entre Jair Bolsonaro e Che Guevara gerou reação imediata do PT, que usou as redes sociais nesta quarta-feira (27) para ironizar a fala do presidente do PL.
No Instagram, o Partido dos Trabalhadores publicou uma montagem simulando um diálogo entre um apoiador do revolucionário argentino e um simpatizante do ex-presidente brasileiro. “O meu lutou contra ditaduras”, diz o primeiro personagem. “O meu sente saudades dela”, responde o segundo, em referência ao histórico de declarações de Bolsonaro sobre o regime militar.
Na legenda, o partido criticou a associação feita por Valdemar e destacou as diferenças ideológicas entre os dois personagens históricos. “De um lado, a luta pela liberdade, pela igualdade, pelo povo. Do outro, a nostalgia pelo autoritarismo, pela tortura. Não tem como comparar”, escreveu o PT.
A declaração de Valdemar foi dada durante entrevista à GloboNews após sua participação no evento Esfera Brasil 2025. O dirigente do PL tentava ilustrar o nível de fidelidade do eleitorado bolsonarista. “O eleitor dele é fiel. Estão fazendo com que ele vire um Che Guevara”, afirmou.
Valdemar também comparou a imagem de Bolsonaro ao legado simbólico deixado por Che: “Você vai ter gente com camiseta do Bolsonaro daqui 30, 40 anos. Igual ao que acontece com Che Guevara. Ele tinha carisma, assim como Bolsonaro”.
Diante da repercussão negativa, especialmente nas redes, Valdemar recuou parcialmente e se manifestou no X (antigo Twitter). “Nunca comparei Bolsonaro com Che Guevara. O que comparei foi o processo de mitificação”, escreveu. No entanto, ao tentar esclarecer, cometeu um deslize ao dizer que o guerrilheiro era cubano — Che era argentino, embora tenha atuado em Cuba.