Promotoria do Peru faz busca na casa do irmão da presidente por suspeita de favorecimento
Nicanor Boluarte é citado em nova apuração sobre suposta organização criminosa ligada a irregularidades no setor de mineração
MUNDOCasa de Nicanor Boluarte, irmão da presidente do Peru, foi alvo de busca por parte da promotoria peruana nesta quarta-feira (27). A operação faz parte de uma nova apuração sobre possível envolvimento de autoridades em um esquema de favorecimento irregular a uma mineradora na região andina de Ayacucho.
Segundo o advogado Luis Vivanco, que representa Nicanor, o irmão da presidente Dina Boluarte ainda não é formalmente investigado. Ele é tratado como "vinculado", termo usado no direito peruano para designar alguém citado em um caso sob suspeita de ligação com possíveis irregularidades, mas que ainda não é alvo direto do inquérito.
A promotoria, até o momento, não detalhou quais são os elementos que motivaram a operação. No entanto, o objetivo da ação foi recolher documentos, celulares e computadores que possam contribuir com as investigações.
Presidente reage e fala em "manobra" contra seu governo - Após a ação, Dina Boluarte se pronunciou publicamente. Segundo ela, o caso faz parte de um esforço coordenado por alguns promotores para enfraquecer sua gestão.
“É mais uma manobra orquestrada com o claro propósito de prejudicar o governo”, afirmou a presidente em declarações à imprensa.
O foco da investigação seria a atuação de uma organização criminosa com ramificações dentro do governo, suspeita de beneficiar ilegalmente uma mineradora que atua em Ayacucho, região marcada por conflitos socioambientais relacionados à extração mineral.