Redação | 27 de agosto de 2025 - 08h15

Governo de MS lança novas ações no combate à violência contra mulheres em evento "Por Elas"

Cerimônia marca o fortalecimento do Protege, com a assinatura de planos municipais e descentralização do CEAMCA

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA
'Por elas, proteção de todos os lados' marca integração das ações do Programa Protege no Estado - (Foto: Paula Maciulevicius)

Nesta quarta-feira (27), o Governo de Mato Grosso do Sul realiza o evento "Por Elas: proteção de todos os lados", com o objetivo de fortalecer o "Protege" (programa estadual de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres). A cerimônia ocorrerá a partir das 17h no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil.

Um dos pontos principais será a assinatura do Plano de Metas Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, que orientará as prefeituras do Estado a fortalecerem suas redes de proteção, com diretrizes a serem aplicadas gradualmente nos orçamentos anuais dos municípios. Este plano está alinhado à Lei Federal nº 14.899/2024 e busca ampliar a proteção das mulheres e meninas em todo o Estado.

Além disso, o evento marca a municipalização do CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência). O serviço, que oferece atendimento psicossocial, orientação jurídica e articulação com a rede de proteção, será expandido para 12 municípios com altos índices de violência de gênero: Alcinópolis, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Costa Rica, Japorã, Mundo Novo, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Selvíria, Sonora e Rio Brilhante.

Durante o evento, também serão assinados termos de cooperação entre diversos órgãos e entidades, visando fortalecer o enfrentamento à violência. Serão entregues certificados a líderes comunitários formados em cursos de prevenção à violência, além do Selo Empresa Amiga da Mulher, concedido a três empresas que se destacaram na valorização e proteção das mulheres no ambiente de trabalho.

A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, ressaltou a importância da união de esforços para combater a violência de gênero, destacando o Protege como uma resposta integrada para todos os territórios do Estado. “A violência de gênero é um desafio estrutural, que exige resiliência e consistência. O Governo de Mato Grosso do Sul se coloca como agregador dessa rede de proteção”, afirmou.

O evento "Por Elas" visa consolidar políticas públicas mais eficazes no enfrentamento à violência e promover uma mobilização ampla pela proteção das mulheres.

“Por elas, proteção de todos os lados”