Maria Edite Vendas | 27 de agosto de 2025 - 07h29

Festival de Veneza 2025: Alguns dos filmes que vão marcar a edição número 82

A partir de hoje, 21 filmes disputam o Leão de Ouro, com destaques de diretores renomados como Oliver Assayas, Kathryn Bigelow e Guillermo del Toro

FESTIVAL DE VENEZA
Oscar Isaac é Victor Frankenstein em nova adaptação da história, conduzida por Guillermo Del Toro; filme é um dos destaques do Festival de Veneza - (Foto: Ken Woroner/Netflix)

O Festival de Veneza começa nesta quarta-feira, 27 de agosto, e promete mais uma edição histórica, com filmes altamente aguardados e produções de grandes diretores do cinema mundial. Até o dia 6 de setembro, 21 filmes competem pelo Leão de Ouro, o prêmio máximo do evento, que no ano passado foi conquistado por O Quarto ao Lado, do diretor espanhol Pedro Almodóvar.

Entre as produções mais esperadas, há títulos de diretores renomados como Oliver Assayas, Kathryn Bigelow e Guillermo del Toro, além de um filme que promete ser altamente político e outros com elencos de peso. Confira os principais destaques:

Filmes em Competição

1. The Wizard of Kremlin, de Oliver Assayas
Baseado no best-seller de Giuliano Da Empoli, o filme conta a história da ascensão ao poder de Vladimir Putin, com Jude Law interpretando o presidente russo.

2. A House of Dynamite, de Kathryn Bigelow
A premiada diretora de A Hora Mais Escura retorna com um thriller que retrata a crise de mísseis e armas nucleares enfrentada por funcionários da Casa Branca.

3. Coração de Lutador - The Smashing Machine, de Benny Safdie
Dwayne 'The Rock' Johnson interpreta um lutador veterano, com Emily Blunt no papel de sua esposa. O filme promete ser uma grande estreia na competição.

4. The Voice of Hind Rajab, de Kaouther Ben Hania
Um drama político poderoso, baseado no assassinato de uma menina palestina de seis anos por militares israelenses em Gaza, abordando um tema altamente relevante.

5. The Testament of Ann Lee, de Mona Fastvold
Um musical sobre os shakers, uma seita religiosa do século 18 nos EUA, dirigida por Mona Fastvold.

6. Frankenstein, de Guillermo del Toro
A nova versão do clássico, com Oscar Isaac no papel principal, promete ser um dos maiores destaques do festival, reunindo o talento único do diretor mexicano.

7. Jay Kelly, de Noah Baumbach
Uma comédia coescrita por Greta Gerwig e Noah Baumbach, com George Clooney como protagonista, que lida com questões de identidade de um ator em crise.

8. Bugonia, de Yorgos Lanthimos
Emma Stone e Yorgos Lanthimos se reencontram após o sucesso de Pobres Criaturas, que conquistou o Leão de Ouro no ano passado.

9. No Other Choice, de Park Chan-wook
O aclamado diretor sul-coreano retorna com um thriller sobre vingança, após 20 anos sem participar do evento, trazendo uma história de um gerente que perde seu emprego.

10. L’étranger, de François Ozon
Uma adaptação ambiciosa do famoso romance O Estrangeiro, de Albert Camus, filmada em preto e branco, promete ser um dos grandes momentos da edição.

11. Nuhai (Girl), de Shu Qi
A superestrela taiwanesa Shu Qi estreia como diretora com uma história que aborda diversas gerações de mulheres.

Filmes Fora da Competição

1. Depois da Caçada, de Luca Guadagnino
Julia Roberts faz sua estreia em Veneza com este dramático filme sobre um caso de agressão sexual em uma universidade de prestígio nos EUA.

2. In the Hand of Dante, de Julian Schnabel
Após uma disputa de longa duração com financiadores, o thriller protagonizado por Oscar Isaac, Al Pacino e John Malkovich finalmente chega à Mostra de Veneza.

3. Dead Man’s Wire, de Gus Van Sant
O novo filme de Gus Van Sant conta a história do sequestro real de um agente hipotecário, com Bill Skarsgard e Al Pacino no elenco.

4. Scarlet, de Mamoru Hosoda
Uma animação japonesa que promete encantar o público com seu enredo profundo e visual inovador.

Documentários

1. Ghost Elephants, de Werner Herzog
O mestre alemão apresenta seu novo documentário sobre uma manada de elefantes fantasma na selva de Angola, além de receber o Leão de Ouro por sua carreira.

2. Nuestra Tierra, de Lucrecia Martel
Este documentário argentino aborda o assassinato de um líder indígena, trazendo um olhar profundo sobre a violência contra as comunidades nativas.

3. Seymour Hersh: All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras
A premiada cineasta volta a Veneza com a história do jornalista que revelou escândalos no Exército dos EUA.

4. Marc Jacobs, de Sofia Coppola
A cineasta apresenta um documentário sobre o estilista Marc Jacobs, mergulhando no mundo da moda e da criatividade.

5. Megalópolis: The Making of, de Mike Figgis
Um olhar exclusivo sobre os bastidores do filme de Francis Ford Coppola, prometendo uma experiência única para os fãs de cinema.

O festival também exibirá o thriller francês Chien 51, que encerrará a Mostra, e o aguardado documentário Seymour Hersh, além de filmes de outros diretores aclamados.

Com uma programação diversificada, o Festival de Veneza 2025 promete ser um marco na história do evento, com filmes inovadores, grandes diretores e questões atuais que prometem dominar as conversas sobre o cinema mundial.