Redação | 27 de agosto de 2025 - 07h10

Frio pela manhã e calor à tarde marcam a quarta-feira em Mato Grosso do Sul

Frente fria provoca mínimas de até 4°C no sul do Estado, mas calor retorna no período da tarde com máximas de até 33°C em Paranaíba

TEMPO
Dia amanhece gelado, mas tende a esquentar nesta quarta-feira (27) - (Foto: Lorena Sone)

A quarta-feira (27) será marcada por contrastes térmicos em Mato Grosso do Sul. Apesar da manhã gelada em diversas regiões, o calor ganha força no decorrer do dia, principalmente nas áreas norte e leste do Estado. Em Paranaíba, os termômetros podem chegar aos 33°C, tornando a cidade uma das mais quentes do dia.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o avanço de uma frente fria aliado ao transporte de calor e umidade favorece o aumento da nebulosidade e eleva a chance de chuvas e tempestades localizadas, especialmente no sul, sudeste e sudoeste sul-mato-grossense.

Nas primeiras horas do dia, as temperaturas mínimas foram baixas em várias cidades. Em Amambai, no sul do Estado, os termômetros marcaram 4°C, conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Campo Grande começou o dia com 14°C, mesma mínima registrada em Anaurilândia. Em Dourados, a temperatura caiu a 10°C.

Mas, apesar do frio inicial, o calor aparece com força no período da tarde. Campo Grande, por exemplo, pode atingir os 28°C. Anaurilândia e Dourados seguem na mesma faixa, com máximas entre 26°C e 28°C.

No norte e leste do Estado, o clima esquenta ainda mais. Em Três Lagoas e Camapuã, a previsão indica máximas de 29°C. Coxim chega a 31°C e Paranaíba lidera os termômetros com 33°C.

Já no Pantanal e na região sudoeste, a situação é parecida: Corumbá deve alcançar os 29°C, enquanto Aquidauana pode registrar até 30°C. Em Porto Murtinho, a máxima deve ficar em torno de 26°C.

No extremo sul, os termômetros sobem menos ao longo do dia. Ponta Porã terá máxima de 24°C e Iguatemi chega a 25°C, após uma manhã gelada, com mínimas entre 9°C e 10°C.

A atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, em conjunto com o deslocamento de cavados, contribui para a formação de instabilidades principalmente nas regiões sudoeste, sul e sudeste. Nestas áreas, há maior chance de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento.

O Cemtec alerta que os ventos sopram do quadrante sul, com velocidade entre 30 e 50 km/h, e podem ocorrer rajadas mais fortes de forma pontual.

Na metade norte do Estado, a previsão é de tempo mais estável, com pouca chance de chuva. Pode ocorrer aumento da nebulosidade e pancadas isoladas em pontos específicos, mas sem previsão de temporais.

Previsão por cidades

Mesmo com o retorno gradual do calor, o frio não se despede completamente. A influência da frente fria continua sendo sentida, principalmente durante as manhãs, com temperaturas que ainda podem atingir marcas abaixo dos 10°C no sul do Estado.

O cenário reforça a transição típica entre estações, com amplitude térmica elevada — manhãs frias e tardes quentes — uma característica comum nesta época do ano em Mato Grosso do Sul.