Pedro Lima | 26 de agosto de 2025 - 10h20

Xi Jinping diz que relação com a Rússia é a mais estável e estratégica entre grandes potências

Em encontro com presidente da Duma, líder chinês defendeu aprofundar confiança mútua, ampliar cooperação e fortalecer o Sul Global.

INTERNACIONAL
Xi Jinping e Vyacheslav Volodin - (Foto: Xinhua )

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta terça-feira, 26, que as relações entre Pequim e Moscou são atualmente “as mais estáveis, maduras e estrategicamente relevantes entre grandes potências”. A declaração foi divulgada em comunicado oficial do governo chinês após encontro em Pequim com o presidente da Duma (câmara baixa do Parlamento russo), Vyacheslav Volodin.

Segundo o texto, Xi defendeu que os dois países devem aprofundar a confiança estratégica, ampliar a cooperação em todas as áreas, proteger conjuntamente sua segurança e desenvolvimento e unir forças com outros países do Sul Global em busca de uma “ordem internacional mais equilibrada”.

O líder chinês destacou ainda que manter o atual patamar das relações sino-russas atende aos interesses fundamentais dos povos dos dois países e representa “uma fonte de estabilidade para a paz mundial”.

Durante a reunião, Volodin transmitiu a Xi os “melhores votos” do presidente russo, Vladimir Putin. Ele ressaltou que, sob a liderança dos dois chefes de Estado, as relações bilaterais “se aprofundaram e produziram resultados significativos”, reforçando o alinhamento político e econômico entre as duas potências.