Sting é processado por ex-integrantes do The Police por disputa de royalties
Andy Summers e Stewart Copeland alegam não receber direitos sobre sucessos da banda e acusam cantor de dever milhões
FAMOSOSO ex-vocalista do The Police, Sting, está sendo processado pelos ex-companheiros de banda Andy Summers e Stewart Copeland em uma disputa judicial por royalties não pagos. O caso foi anunciado nesta segunda-feira, 25, pelo Tribunal Superior de Londres.
Segundo a corte, o processo envolve “contratos e acordos comerciais gerais”. Sting e sua empresa, a Magnetic Publishing Limited, aparecem como réus na ação.
De acordo com a revista People, o cantor arrecada cerca de 500 mil libras esterlinas por ano (cerca de R$ 4 milhões) apenas com a música Every Breath You Take, maior sucesso do The Police. Summers e Copeland, no entanto, não receberiam direitos autorais nem créditos de composição pela faixa.
Uma fonte próxima à disputa revelou ao The Sun que o impasse não é recente e que várias tentativas de acordo fora da Justiça foram feitas, sem sucesso.
“Andy e Stewart decidiram que não havia mais alternativas fora a corte, então ‘apertaram o botão’. Eles disseram que Sting os deve milhões em royalties perdidos”, disse a fonte.
O The Police foi formado em 1977, em Londres, e se tornou uma das maiores bandas de rock britânicas. Além de Every Breath You Take, emplacou clássicos como Roxanne e Message in a Bottle.
O grupo se separou no auge, mas voltou a se reunir em algumas ocasiões até 2008, quando encerrou definitivamente suas atividades.