AGEMS vai investir R$ 152,8 mil para combater transporte clandestino em MS
Equipamentos serão entregues às equipes de fiscalização para reforçar a segurança e eficiência nas operações; AGEMS homenageia servidores dedicados
SEGURANÇAInvestimento de R$ 152,8 mil fortalece o combate ao transporte clandestino em Mato Grosso do Sul. A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) recebeu, nesta segunda-feira (25), 108 novos equipamentos para intensificar as operações de fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal. A ação, realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho, para minimizar o impacto do transporte ilegal no estado, oferecendo mais segurança e eficiência no trabalho de fiscalização.
O evento, em Campo Grande, contou com a presença do presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, que, acompanhado da diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, destacou a importância de parcerias como essa para melhorar o setor. "Temos muito a agradecer aos técnicos, policiais militares e colaboradores da AGEMS. Este é um momento de mudança, com a segurança e a qualidade do serviço ganhando novas perspectivas", disse Assis.
Com os novos recursos, a Câmara Técnica de Fiscalização (CATEFIS) e a Assessoria Militar (AM) poderão contar com 17 tipos de equipamentos, incluindo rádios, computadores, drones, uniformes, e material de apoio para intensificar a fiscalização em todo o estado. Segundo Aline Melo, coordenadora da CATEFIS, o investimento fortalece a atuação da Agência, que agora conta com uma regulação mais eficiente e a fiscalização rigorosa dos operadores irregulares.
Entre os equipamentos entregues estão rádios móveis digitais, computadores, botas e até drones. Com isso, as condições operacionais dos fiscais, como Sandra Márcia da Silva, que trabalha em Aquidauana, são significativamente melhoradas. "Esse reforço dá mais segurança ao nosso trabalho e aumenta a confiança do público em nosso trabalho. Sabemos que estamos no caminho certo", comentou.
O trabalho da Assessoria Militar, que desde 2021 atua de forma integrada à AGEMS, é um diferencial na regulação de serviços de transporte. Coronel Waldir Acosta, chefe da AM, ressaltou que a parceria com o Ministério Público e a Justiça do Trabalho foi fundamental para garantir o avanço na fiscalização. "Este é o reconhecimento do esforço que fazemos para melhorar o transporte no estado", afirmou.