EUA exigem que redes sociais de solicitantes de vistos F, M e J sejam públicas
Em nova medida, a Embaixada dos EUA no Brasil estabelece que perfis nas redes sociais dos candidatos devem estar acessíveis ao público no momento da solicitação de vistos para estudantes e intercambistas
INTERCÂMBIOA Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou neste domingo (24) uma nova exigência para solicitantes dos vistos F, M e J, que são destinados a estudantes e intercambistas. A partir de agora, os candidatos devem configurar seus perfis nas redes sociais como públicos durante o processo de solicitação.
De acordo com o comunicado divulgado no X (antigo Twitter), a mudança visa permitir que as autoridades realizem as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos critérios para entrar no país. O agendamento dos vistos para essas categorias já foi retomado.
Desde 2019, os solicitantes de vários tipos de visto dos EUA já precisavam informar quais redes sociais utilizavam nos últimos cinco anos por meio do formulário DS-160. Até então, os perfis poderiam estar privados, e a análise das redes sociais era limitada. Agora, com a nova exigência, os candidatos devem garantir que suas redes sociais sejam acessíveis ao público, sob risco de atrasos ou até impedimento na análise consular.
Após ajustar as configurações de privacidade das redes sociais, o procedimento para solicitar os vistos F, M ou J segue as etapas tradicionais:
- Determinar o tipo de visto necessário (F, M ou J).
- Preencher o formulário DS-160 online.
- Retornar ao site oficial de agendamento de vistos do Departamento de Estado dos EUA.
- Completar as etapas da solicitação, pagar a taxa e agendar uma entrevista com a Seção Consular.
- Comparecer à entrevista consular.
- Acompanhar o status da solicitação após a entrevista.
Esses três tipos de visto são para estrangeiros que pretendem estudar ou participar de intercâmbios nos EUA. Cada um é destinado a um tipo específico de programa acadêmico:
- Visto F: Para estudantes internacionais que se matricularão em programas acadêmicos mais tradicionais, como graduação ou pós-graduação.
- Visto M: Para estudantes que irão participar de programas vocacionais de curta duração, como cursos técnicos de culinária, aviação ou cosmetologia.
- Visto J: Voltado para intercambistas culturais, como aqueles que participam de programas de estudos ou estágios de curta duração.