Trump questiona turbulência política na Coreia do Sul antes de encontro com novo presidente
Publicação ocorre antes de Trump se reunir com Lee Jae-myung para formalizar acordo comercial bilateral; relação entre os países teve desgaste após a declaração de lei marcial no país asiático
POLITICA INTERNACIONALO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração polêmica nesta segunda-feira (25), questionando a turbulência política na Coreia do Sul e afirmando que, diante da situação, "não podemos fazer negócios lá". A fala acontece horas antes do encontro entre Trump e o novo presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, na Casa Branca, para formalizar um acordo comercial bilateral entre os dois países.
"O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA COREIA DO SUL? Parece um expurgo ou uma Revolução. Não podemos permitir isso e fazer negócios lá", escreveu Trump em suas redes sociais, demonstrando desconforto com a situação política no país asiático.
Este será o primeiro encontro entre Trump e Lee, e ocorre em um momento de tensões políticas entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, após a polêmica declaração de lei marcial feita no fim de 2024 pelo ex-presidente Yoon Suk-yeol.
Em julho, os EUA chegaram a reduzir a alíquota tarifária sobre produtos sul-coreanos de 25% para 15%, mas a relação entre os dois países continua marcada por divergências políticas e comerciais.