Inquéritos civis apuram supressão de mais de 67 hectares em duas cidades de MS
Duas propriedades do Cerrado têm desmatamentos ilegais investigados pelo MPMS
INTERIORDesmatamentos ilegais em propriedades rurais de Bela Vista e Caracol, a 325 e 360 km de Campo Grande, respectivamente, levaram o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) a abrir dois inquéritos civis para investigar a supressão de mais de 67 hectares de vegetação nativa no Cerrado. Objetivo é verificar irregularidades, responsabilizar os envolvidos e garantir a reparação dos danos.
Em Bela Vista, 17,795 hectares foram derrubados sem autorização ambiental em uma fazenda. A infração foi detectada por alertas do sistema CAD e confirmada pelo Imasul, que aplicou multa de R$ 18 mil, determinou embargo da área, recomposição florestal e apresentou exigências como plano de manejo e conservação de solo e água. Proprietário foi notificado para prestar esclarecimentos e apresentar documentos.
Em Caracol, duas supressões vegetais totalizando 49,164 hectares foram identificadas: 13,568 hectares em área de reserva legal e 35,596 hectares em área remanescente do Cerrado. Multas somam R$ 80,8 mil.
Medidas corretivas incluem embargo das áreas, recomposição florestal, pagamento de créditos de reposição e apresentação de plano de manejo. Proprietário também foi notificado, e ofícios foram enviados a cartórios e ao Imasul para inclusão dos casos nos registros oficiais.