Redação | 23 de agosto de 2025 - 07h35

Com 84% concluída, obra de infraestrutura urbana transforma bairro em Pedro Gomes

Obras de pavimentação e drenagem no município do norte de Mato Grosso do Sul já estão 84% concluídas e devem ser entregues até outubro

MUNICIPALISMO
Bairro São Francisco, em Pedro Gomes, vive transformação com chegada do asfalto - (Foto: Comunicação Seilog)

Quando a dona de casa Judite Bispo de Souza, 61, chegou ao bairro São Francisco, em Pedro Gomes, a paisagem era bem diferente. “As casas eram de palha, não tinha luz e nem rua de verdade, só trieiros no meio do mato. Parecia mais uma fazenda”, lembra. Vinda do interior do Paraná há quase quatro décadas, ela viu de perto a mudança no lugar onde vive. Com a pavimentação asfáltica, a realidade das ruas começa a ganhar outro aspecto. “Antes, por causa da quantidade de buracos, era comum ver carro quebrado. Agora, com a pavimentação, só tem melhora”, afirma.

A obra, executada pelo Governo do Estado, contempla pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, alcançando 84,25% de execução. Atualmente, os trabalhos estão na fase final, com implantação de meio-fio, rampas de acessibilidade e sinalização viária. O investimento soma R$ 7,94 milhões, com previsão de conclusão entre setembro e outubro deste ano.

O projeto prevê a implantação de 1.327,30 metros de drenagem e 33.101,96 m² de pavimentação. Entre as vias contempladas estão a Avenida São Jerônimo, principal acesso ao bairro, e a Avenida José Mendes Fontoura, que conecta a região à MS-418. Também recebem melhorias ruas importantes como Maria Abadia Bandeira, Archângela Mourão Fontoura, Antônia dos Santos Mourão, Antônio João Ferreira, Viriato da Cruz Bandeira, José da Cruz Bandeira, Juscelino Kubistchec de Oliveira, Getúlio Vargas, S. Ferreira e Tito C. Sá.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, a obra vai muito além do asfaltamento. “O avanço dessa obra em Pedro Gomes reforça o compromisso do Governo em levar infraestrutura de qualidade para todas as regiões do Estado, com foco na melhoria da vida das pessoas e na valorização dos espaços urbanos”, destacou.

Coordenada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a intervenção faz parte da estratégia estadual de modernização da infraestrutura urbana, priorizando áreas historicamente carentes de obras estruturais.

Além de facilitar a mobilidade e reduzir riscos de alagamentos, a obra também movimenta a economia local. Durante a execução, gera emprego e renda, criando um ciclo positivo para a comunidade. A Agesul informa que o cronograma está em dia e o acompanhamento técnico assegura qualidade e durabilidade aos serviços.