Fumacê passa por nove bairros de Campo Grande nesta sexta para reforçar combate ao Aedes aegypti
Ação acontece entre 16h e 22h e exige que moradores abram portas e janelas para maior eficácia do inseticida
SAÚDE PÚBLICASecretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) intensifica nesta sexta-feira (22) a borrifação com inseticida ultrabaixo volume (UBV), popularmente conhecida como fumacê, em nove bairros da Capital. A ação tem como objetivo o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) circularão pelas ruas entre 16h e 22h, passando pelos seguintes bairros:
-
Novos Estados
-
Estrela Dalva
-
Coophavilla II
-
Batistão
-
Tijuca
-
Portal Caiobá
-
São Conrado
-
Jardim Leblon
-
Mata do Jacinto
A orientação da Sesau é para que os moradores mantenham portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê, para que o inseticida atinja os ambientes internos, onde os mosquitos costumam se abrigar. Essa medida é essencial para aumentar a eficácia da aplicação, que visa atingir os mosquitos adultos, principalmente as fêmeas, responsáveis pela transmissão das doenças.
Condições climáticas podem afetar aplicação
A operação do fumacê depende das condições meteorológicas. A aplicação pode ser adiada ou cancelada em caso de chuvas, ventos fortes ou neblina, situações que prejudicam a dispersão do veneno no ar e sua efetividade.
A Sesau reforça ainda que o inseticida é direcionado ao Aedes aegypti, mas pode atingir outras espécies de insetos, razão pela qual a aplicação é feita com critério e planejamento técnico.
Ações contínuas e colaboração da população
A aplicação do fumacê faz parte das ações contínuas da Prefeitura de Campo Grande no enfrentamento às arboviroses. No entanto, o controle do mosquito também depende da colaboração da população, que deve seguir com os cuidados preventivos, como:
-
Eliminar água parada em vasos, pneus, calhas e caixas d’água
-
Manter lixeiras bem tampadas
-
Limpar ralos e bandejas de ar-condicionado
-
Trocar a água de vasos de plantas com frequência
-
Manter piscinas tratadas e cobertas quando não estiverem em uso
Essas medidas simples são essenciais para impedir a proliferação do mosquito, que se reproduz em ambientes com acúmulo de água limpa e parada.
Monitoramento em tempo real
A Sesau também mantém um sistema de monitoramento da infestação do Aedes aegypti, com armadilhas instaladas em pontos estratégicos da cidade. A partir dos dados coletados, são definidos os locais prioritários para a passagem do fumacê.
A aplicação desta sexta-feira se concentra em regiões com maior incidência de casos confirmados e notificações de arboviroses, conforme aponta o levantamento técnico da CCEV.