22 de agosto de 2025 - 15h25

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 será em Washington, anuncia Trump

O presidente dos EUA confirma que o evento ocorrerá no Kennedy Center no dia 5 de dezembro, com a presença de Gianni Infantino, presidente da Fifa.

SORTEIO DA COPA 2026
Trump durante o anúncio do sorteio da Copa de 2026, que acontecerá no Kennedy Center, em Washington. - Foto: Chip Somodevilla/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que o sorteio para definir os grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro, em Washington, capital americana. O evento ocorrerá no Kennedy Center, e o anúncio foi feito durante uma transmissão ao vivo no Salão Oval, com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Trump destacou a importância do evento, que será o maior e mais complexo da história do esporte, devido à ampliação da Copa, que passará a contar com 48 seleções e será sediada também no Canadá e no México. "O Kennedy Center dará início a ela de forma fenomenal, e nós estaremos envolvidos", afirmou o presidente americano. Ele brincou com o nome do local: "Algumas pessoas chamam de Trump Kennedy Center, mas ainda não estamos prontos para isso. Talvez em uma semana ou mais", disse, arrancando risadas de Infantino e do vice-presidente James D. Vance.

O anúncio pegou muitos de surpresa, já que a imprensa americana especulava que o sorteio seria realizado em Las Vegas. A decisão de realizar o evento na capital atende a um pedido de Trump, que poderá se envolver mais diretamente na cerimônia.

Em sua fala, o presidente dos EUA fez uma comparação entre a Copa de 2026 e o Super Bowl, exaltando a magnitude do evento. "Será como ter vários Super Bowls em um curto período de tempo. Alguns desses jogos serão até maiores que o Super Bowl", afirmou.

Durante a transmissão, Trump também elogiou a taça da Copa do Mundo, que estava em sua mesa. Com permissão de Infantino, o presidente americano levantou o troféu e brincou: "É uma bela peça de ouro", perguntando se poderia ficar com ele.

No mês passado, Trump já havia recebido o troféu original do Mundial de Clubes, também disputado nos Estados Unidos, e o colocou perto de sua cadeira no Salão Oval, na Casa Branca.

Ao final da transmissão, Infantino convidou formalmente Trump para assistir à final da Copa, que ocorrerá em 19 de julho de 2026, em New Jersey. O presidente da Fifa entregou ao presidente americano um ingresso simbólico gigante para o evento.

Com a ampliação do torneio para 48 seleções, a Copa do Mundo de 2026 terá 12 grupos com 4 times cada. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a segunda fase, juntamente com os oito melhores terceiros colocados. A competição seguirá com o formato mata-mata até a grande final.

Até agora, além dos países-sede, já estão classificadas as seleções de Brasil, Argentina, Equador, Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália e Nova Zelândia.