Redação | 22 de agosto de 2025 - 11h00

Estruturas para a COP30 estão 35% concluídas a menos de três meses do evento

Governo federal garante que as obras serão entregues até 1º de novembro; evento será realizado em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro

PREPARATIVOS COP30
COP-30: governo prevê conclusão de obras às vésperas do evento; 38% das instalações estão concluídas - (Foto: Isadora Duarte/Estadão)

A pouco menos de três meses da COP30, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro em Belém, cerca de 35% das estruturas do evento já foram concluídas. O governo federal afirmou que as obras serão finalizadas até 1º de novembro, considerando que a maioria das instalações são temporárias e serão montadas às vésperas do evento.

As negociações acontecerão no Parque da Cidade, uma área de 230 mil hectares no centro de Belém. De acordo com o diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), Olmo Xavier, o andamento das obras está dentro do cronograma, e a área da blue zone — onde as principais negociações ocorrerão — estará totalmente pronta antes do início da conferência.

"Até o dia 1º de novembro, a blue zone estará pronta para os trabalhos iniciais, incluindo credenciamento e pré-sessões", explicou Xavier. Ele também afirmou que mais de 60 mil metros quadrados de tendas já estão montados, de um total de 160 mil metros quadrados, abrangendo tanto a blue zone quanto a green zone.

A green zone será o espaço destinado à sociedade civil e a diversas organizações, permitindo debates sobre as mudanças climáticas. Para garantir o conforto dos participantes, toda a área interna do evento será climatizada, mantendo a temperatura em 23°C. A sinalização interna e externa, em inglês, também estará pronta perto da abertura do evento.

Embora alguns países tenham reduzido o número de delegados devido a preocupações com as condições de ocupação, Xavier garantiu que Belém está preparada para acolher todos os participantes. "O Brasil tem experiência em sediar grandes eventos internacionais, como a Rio 92, a Olimpíada e a Copa do Mundo", destacou.