Redação | 22 de agosto de 2025 - 07h30

Banana, melancia e laranja dominam vendas de frutas na Ceasa-MS no primeiro semestre de 2025

Dados da Ceasa-MS revelam as frutas mais comercializadas e os produtos mais importados no primeiro semestre de 2025.

MERCADO DE FRUTAS
As frutas campeãs de vendas na Ceasa de Mato Grosso do Sul - (Foto: Ceasa/MS)

As frutas representam uma parte significativa do que é negociado na Ceasa-MS, refletindo sua importância na alimentação dos sul-mato-grossenses. De acordo com a Divisão de Abastecimento e Mercado (Dimer), o primeiro semestre de 2025 registrou números expressivos de comercialização, destacando a banana como a mais vendida.

No total, 20 mil toneladas de bananas foram comercializadas entre janeiro e junho, liderando o ranking das frutas e também do mercado geral da Ceasa-MS. A melancia e a laranja completam o pódio, com 6,2 mil e 5,8 mil toneladas, respectivamente. Em seguida, a maçã aparece com 3,9 mil toneladas, sendo também o item mais importado, com 293,7 toneladas.

Outras frutas de destaque incluem o mamão, com 2,9 mil toneladas, o abacaxi, com 2,5 mil toneladas, e o melão, com 2,3 mil toneladas.

No setor de hortaliças, o tomate é o líder absoluto de vendas, com 12,8 mil toneladas comercializadas. Ele ocupa o segundo lugar entre todos os produtos mais vendidos da Ceasa-MS, atrás apenas da banana. A batata e a cebola seguem com 11 mil e 7 mil toneladas, respectivamente, sendo a cebola também um dos produtos mais importados, com 194 toneladas.

Esses dados revelam a forte presença de frutas e hortaliças no mercado local, destacando a importância de uma alimentação rica em produtos frescos, que são fontes essenciais de vitaminas, fibras e outros nutrientes fundamentais para a saúde.