Sanny Duarte | 21 de agosto de 2025 - 21h50

Ruraltur MS é aberta em Campo Grande e reforça o turismo como motor econômico do estado

Evento reúne 130 expositores e promove inovação, crédito, capacitação e negócios para fortalecer o turismo rural e sustentável em Mato Grosso do Sul

RURALTUR MS
Abertura da Ruraltur MS 2025 em Campo Grande: feira apresenta experiências, produtos, serviços e oportunidades de negócios voltados ao turismo rural. - (Foto: Maria Edite Vendas)

Nesta quinta-feira (21), aconteceu a abertura oficial da Ruraltur MS, evento que reuniu temas voltados ao empreendedorismo, economia criativa, inovação, turismo, produção no meio rural e sustentabilidade. Promovido pelo Sebrae/MS, o encontro foi realizado na Feira Central de Campo Grande.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho SEBRAE MS, Maurício Saito, que destacou que a produção de grãos e de carnes são a base da economia sul-mato-grossense, mas que o turismo local possui uma imensa oportunidade para também se tornar uma importante vertical na economia. 

O presidente do Conselho SEBRAE MS, Maurício Saito. - (Foto: Maria Edite Vendas)

"Neste evento, o turismo rural está tendo espaço de destaque, sendo valorizado e conhecido por cidadãos de todo o Mato Grosso do Sul. Além de expor seus produtos, os produtores têm aqui a chance de fechar negócios e fortalecer suas propriedades. Isso é fantástico e é exatamente o que buscamos dentro do conselho do Sebrae",  afirmou o presidente do Conselho Sebrae/MS.

Saito declarou que, ao participar de uma missão internacional realizada pelo governo do Estado, que teve como destino a Índia, Japão e Cingapura, juntamente com outros apoiadores, refletiu sobre a importância de colocar Mato Grosso do Sul na "vitrine do mundo", destacando compromisso com a segurança alimentar, sustentabilidade, transição energética e desenvolvimento do turismo local.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior afirmou que o turismo é desenvolvimento econômico, geração de negócios e tem  papel estratégico para os pequenos empreendedores, seja no meio rural ou urbano.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior. - (Foto: Maria Edite Vendas)

"Em Campo Grande, temos uma forte vocação para o turismo rural, especialmente nos entornos da cidade. Por isso, esse evento tem tudo a ver com o nosso município, com o interior do Mato Grosso do Sul e com o papel do Sebrae, que está presente em todos os cantos do estado", explicou o secretário municipal.

Ademar Silva Júnior enfatizou que a COP 15 irá ampliar ainda mais o foco sobre as diversas experiências ligadas ao meio rural.

A presidente da Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande, Alvira Appell disse que a Feira Central, em 2017, foi reconhecida como patrimônio imaterial na categoria cultural e turística de Campo Grande e desejou boas vindas aos presentes no evento.

A presidente da Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande, Alvira Appell. - (Foto: Maria Edite Vendas)

"Nós, como feirantes e empresários, cerca de 300 negócios e mais 700 trabalhadores envolvidos, estamos muito felizes e honrados com a presença de todos vocês aqui", destacou a presidente.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, destacou que sempre gosta de lembrar: "o turismo é atividade econômica. É o setor produtivo com grande capacidade de gerar emprego, renda e transformar a realidade dos territórios turísticos. E ter na Ruraltur esse momento de encontro e de concretização é muito importante".

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling. - (Foto: Maria Edite Vendas)

De acordo com Wendling, hoje, o turismo movimenta mais de R$2,5 bilhões no estado e é responsável por uma fatia significativa do PIB de serviços e comércio. É um setor em crescimento constante, com grande potencial de expansão.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Artur Falcette, estava no evento representando o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. 

No evento, Falcette fez questão de destacar: o agro se conecta ao turismo. 

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Artur Falcette. - (Foto: Maria Edite Vendas)

"Esta feira reúne 130 empresas, mostrando que o agronegócio não é apenas o que vemos nas grandes cadeias produtivas. Ele também é feito por pessoas inovadoras, trabalhadoras e empreendedoras, que encontram no turismo local, um espaço para crescer e fortalecer a economia".

O secretário destacou que a parceria institucional entre o governo do Estado e o Sebrae/MS é importante e que a relação tem amadurecimento e se mostrou fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Abertura da Ruraltur MS 2025 em Campo Grande. - (Foto: Maria Edite Vendas)

Com uma programação para todas as idades, a Ruraltur MS segue até sexta-feira (22), reunindo 130 expositores na mostra “Isto é Mato Grosso do Sul”, trazendo  a Smart Farm com startups, oficinas da Rota Rural e realizando o primeiro concurso de queijos artesanais do estado no “espaço Inova Agro”. O evento também reúne o Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Sicredi e Cresol para orientar empreendedores sobre linhas de crédito no “Mutirão Acredita”. Em parceria com a Semades, a 6ª Mostra de Turismo de Campo Grande promove palestras sobre gestão, segurança e novas oportunidades para o setor.