Wagner Moura recebe o prêmio Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique
Ator brasileiro é o primeiro sul-americano a ser homenageado com a premiação e participará de evento especial do festival
CINEMAO ator brasileiro Wagner Moura será agraciado com o prestigiado prêmio Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique, que acontece entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro, na Suíça. Esta é a primeira vez que a premiação, que reconhece a trajetória de atores, diretores e produtores, será concedida a um artista sul-americano.
Além de receber a honraria, Moura participará de uma sessão especial do filme O Agente Secreto e de um painel sobre sua carreira e processo criativo. "Em O Agente Secreto, Wagner Moura conduz a história com uma presença eletrizante", comentou o diretor artístico do festival, Christian Jungen, destacando o trabalho do ator.
O reconhecimento vem após a conquista de Moura como Melhor Ator em Cannes, pelo seu papel no novo filme de Kleber Mendonça Filho. Jungen explicou que o prêmio celebra não apenas sua performance excepcional no longa, mas também sua carreira, que consolidou Moura como um dos atores mais carismáticos e versáteis da América Latina.
Em comunicado, o próprio Wagner Moura expressou sua gratidão: "Estou profundamente honrado em receber o Prêmio Olho de Ouro. Agradeço ao Festival de Cinema de Zurique por reconhecer meu trabalho no belíssimo e importante filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho", afirmou o ator, ressaltando a importância de compartilhar o filme com o público do festival.
No filme, Moura interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que, durante a ditadura militar, se refugia no Recife para se reaproximar de seu filho. No entanto, ele logo percebe que a cidade não oferece a paz que ele esperava. O Agente Secreto estreia no Brasil no dia 6 de novembro.