andremaganha | 21 de agosto de 2025 - 15h00

Está na rota? Oito bairros serão alvo do Fumacê nessa quinta-feira

Ação visa intensificar o controle de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya

SAÚDE
A ação é organizada pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais. Na foto, o veículo do Fumacê - (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (21), o combate ao mosquito Aedes Aegypti será intensificado em oito bairros de Campo Grande com o uso do serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV), conhecido como Fumacê. A ação, organizada pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ocorrerá das 16h às 22h.

Serão atendidos os bairros Aero Rancho, Parati, Coophavilla II, Jardim Batistão, Tijuca, Portal Caiobá, São Conrado e Leblon. Para garantir a eficácia da aplicação, os moradores devem manter portas e janelas abertas, permitindo que o inseticida atinja os pontos mais prováveis de concentração dos mosquitos.

Vale ressaltar que a operação pode ser adiada ou cancelada caso haja chuvas, ventos fortes ou neblina, pois essas condições prejudicam a dispersão do veneno. O Fumacê é eficaz principalmente contra os mosquitos adultos, especialmente as fêmeas, que transmitem doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Apesar disso, outras espécies de mosquitos também podem ser atingidas, exigindo um cuidado na aplicação do produto.

Confira o itinerário: