Felipe Rosa Mendes | 21 de agosto de 2025 - 13h55

Santos acerta com Juan Pablo Vojvoda

Técnico argentino substitui Cléber Xavier após goleada histórica e busca recuperação no time paulista

MERCADO DA BOLA
Juan Pablo Vojvoda chega ao Santos para tentar reverter a má fase do time e evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. - Foto: Mateus Lotif / Fortaleza

Em meio a uma temporada turbulenta, o Santos anunciou a contratação do técnico Juan Pablo Vojvoda, que chega para substituir Cléber Xavier. O argentino, de 50 anos, aceitou a proposta do clube paulista e deve assinar contrato até o fim de 2026, com a oficialização prevista para esta sexta-feira (22).

Vojvoda será o quarto treinador do Santos em 2025. A temporada começou com o português Pedro Caixinha, seguido por César Sampaio, que atuou como interino, e Cléber Xavier, demitido após a derrota de 6 a 0 para o Vasco, no último domingo. O novo comandante terá a missão de tirar a equipe da zona de rebaixamento, já que o Santos ocupa atualmente a 15ª posição no Campeonato Brasileiro.

Embora Vojvoda não tenha sido a primeira opção da diretoria, que negociou com Jorge Sampaoli antes de chegar ao argentino, ele se destaca como um dos técnicos mais cobiçados do futebol nacional. Após sua saída do Fortaleza, onde conquistou cinco títulos (três Campeonatos Cearenses e dois da Copa do Nordeste), Vojvoda se tornou uma referência no mercado, mas sua passagem pelo clube cearense foi marcada por uma queda de desempenho, com a equipe atualmente na penúltima colocação do Brasileirão.

O cenário no Santos também não é favorável. Mesmo com Neymar no elenco, o time paulista esteve frequentemente na zona de rebaixamento ao longo do primeiro turno do campeonato e ainda busca estabilidade. Para piorar a situação, na terça-feira (19), o clube foi alvo de uma invasão de torcedores no Centro de Treinamento Rei Pelé, onde a torcida cobrou reforços e pressionou os jogadores, incluindo Neymar.