João Fonseca enfrenta Kecmanovic no US Open; Beatriz Haddad Maia pega Sonay Kartal
Jogadores brasileiros encaram desafios difíceis na primeira rodada do último Grand Slam do ano, em Nova York.
CHAVE DE ESTREIAO tenista João Fonseca, de 19 anos, conheceu nesta quinta-feira (21) o seu adversário de estreia no US Open 2025. Ele enfrentará o sérvio Miomir Kecmanovic, de 25 anos, na chave principal do torneio em Nova York. Kecmanovic, atualmente 45º do mundo, já foi número 27 da ATP e tem dois títulos de ATP no currículo, com destaque para a vitória em Delray Beach, conquistada em 2025, em quadra dura, mesma superfície do US Open.
Fonseca, que ocupa a 44ª posição no ranking, está em busca de uma boa campanha no seu primeiro US Open como profissional. Caso vença na estreia, ele enfrentará o vencedor do confronto entre Luca Nardi (83º) e Tomas Machac (22º). Nas rodadas seguintes, ele pode se deparar com o chileno Nicolas Jarry ou o checo Jakub Mensik, também promessas do tênis mundial.
Uma eventual batalha nas oitavas de final pode resultar em uma revanche contra o americano Taylor Fritz, que derrotou Fonseca em Eastbourne, torneio preparatório para Wimbledon. Apesar de estar disputando a chave principal pela primeira vez, Fonseca tem boas lembranças de Nova York, já que foi campeão do US Open 2023 no juvenil.
Este será o quarto Grand Slam de Fonseca em 2025, após boas campanhas em Roland Garros e Wimbledon, onde chegou até a terceira rodada, e uma vitória histórica sobre o russo Andrey Rublev no Aberto da Austrália. Seu principal adversário na chave é Fritz, mas também se destacam os italianos Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz.
Bia Haddad Maia busca reabilitação
No setor feminino, Beatriz Haddad Maia estreia contra a britânica Sonay Kartal, 51ª do mundo, que surpreendeu no Wimbledon ao chegar às oitavas de final. Bia, atualmente 20ª no ranking, enfrentará a britânica em sua tentativa de melhorar sua temporada, que foi marcada por quedas precoces, como na última quarta-feira, em Monterrey, no México.
Se confirmar o favoritismo, Bia poderá enfrentar Lois Boisson, sensação de Roland Garros 2025, ou Viktorija Golubic na segunda rodada. Uma possível terceira rodada pode colocar a brasileira frente a frente com a ucraniana Elina Svitolina, ex-número 3 do mundo, hoje 13ª colocada no ranking da WTA.