Celso Sabino afirma que obras para a COP30 estão dentro do cronograma
Ministro do Turismo destaca investimentos e medidas para garantir infraestrutura e hospedagem durante o evento em Belém, em novembro.
COP30 EM BELÉMO ministro do Turismo, Celso Sabino, assegurou nesta quinta-feira (21) que as obras preparatórias para a COP30, que acontecerá em Belém em novembro, estão sendo executadas conforme o cronograma estabelecido. Em coletiva após a cerimônia de abertura do Salão do Turismo 2025, em São Paulo, Sabino destacou que o governo já investiu R$ 4 bilhões para melhorar a infraestrutura da cidade e que várias obras já foram entregues, com outras em fase de conclusão antecipada.
"Todas as obras que nós propusemos, investimos mais de R$ 4 bilhões na cidade. Nós estamos executando, algumas já foram inclusive entregues, e as que ainda não foram entregues estão com o cronograma de obra antecipado", afirmou Sabino.
O ministro também falou sobre a capacidade de hospedagem para o evento, que será de 53 mil leitos, um número consideravelmente superior ao necessário na edição de 2024 da COP, em Baku, no Azerbaijão. Em relação às críticas sobre os preços de hospedagem, Sabino garantiu que o Ministério do Turismo tem atuado diretamente com as delegações e os hotéis para assegurar a acomodação de todos os participantes, com opções a partir de 100 dólares para países de menor PIB per capita.
Polêmica no União Brasil
Em outro momento da coletiva, Sabino foi questionado sobre sua filiação ao União Brasil, partido que conta com líderes defendendo o desembarque da sigla da base de apoio ao presidente Lula. O ministro respondeu com firmeza, ressaltando que, como em qualquer partido, existem divergências internas, mas que muitos reconhecem os avanços do governo.
"Em todo e qualquer partido político, existem pessoas que pensam de um jeito ou de outro, há divergências. Mas não temos como tapar o sol com a peneira, assim como dentro da União Brasil e do PP, também tem muita gente que reconhece todos os avanços que vêm acontecendo através das obras, dos serviços, de todos os feitos do governo do presidente Lula", destacou o ministro.